Home   /   Sem categoria  /   DSCH – SCHOSTAKOVICH ENSEMBLE apresenta grandes quintetos com piano no CCB
DSCH – SCHOSTAKOVICH ENSEMBLE apresenta grandes quintetos com piano no CCB

Filipe Pinto – Ribeiro, Erik Schumann, Victoria Sayles, Lars Anders Tomter e Gary Hoffman   

 Realiza-se no próximo dia 22 de fevereiro, pelas 17h, no CCB (Pequeno Auditório) a apresentação de dois dos mais famosos e relevantes Quintetos com Piano da História da Música – o Op. 44 de Robert Schumann e o Op. 81 de Antonín Dvořák – reunidos em mais um concerto do DSCH, comentado por Filipe Pinto-Ribeiro.

 Filipe Pinto-Ribeiro convoca um leque de músicos excecionais: ocasião privilegiada para ouvir referências mundiais nos seus instrumentos, como o consagrado violoncelista norte-americano Gary Hoffman e o grande violetista norueguês Lars Anders Tomter, juntamente Victoria Sayles e o jovem alemão Erik Schumann, um dos violinistas em maior ascensão internacional.

  Refira-se que o DSCH – Schostakovich Ensemble resulta do encontro de músicos notáveis, mestres nos seus instrumentos, que se movem pelo prazer de fazer música de câmara e por uma profunda cumplicidade artística.

 O DSCH foi fundado por Filipe Pinto-Ribeiro (diretor artístico) em 2006, ano do centenário do nascimento do compositor Dmitri Schostakovich, e apresentou concertos em países como Portugal, Rússia, França, Suécia, Estónia, Espanha, Bélgica e gravou para o canal francês de música “Mezzo”, obtendo excelente recetividade da crítica e do público.

 Agrupamento de geometria variável, o DSCH tem contado com a participação de alguns dos maiores nomes do panorama internacional como os violinistas Renaud Capuçon, Tatiana Samouil, Corey Cerovsek, Philippe Graffin, Jack Liebeck e Karen Gomyo, os violetistas Gérard Caussé, Lars Anders Tomter, Vladimir Mendelssohn e Isabel Charisius, os violoncelistas Gary Hoffman, Christian Poltéra, Adrian Brendel, Marc Coppey, Nicolas Altstaedt e Justus Grimm, os clarinetistas Michel Portal e Pascal Moraguès, o oboísta Ramón Ortega, os percussionistas Juanjo Guillem e Pedro Carneiro, o bandoneonista Marcelo Nisinman, os cantores José Van Dam, Anna Samuil e Maria Gortsevskaya e os pianistas Eldar Nebolsin, Rosa Maria Barrantes e Filipe Pinto-Ribeiro, entre outros.

 O DSCH aborda um vasto repertório com obras de diversos compositores, de Bach a Schumann, de Brahms a Ravel, de Mozart a Piazzolla, de Beethoven a Gubaidulina, compositora com a qual estabeleceu uma estreita colaboração e que tocou aquafone num concerto do Ensemble. Destacam-se ainda colaborações com artistas de outras áreas como Paolo Nozolino ou Beatriz Batarda.

 Os bilhetes estão à venda no site Bilheteira Online (aqui). 
Para mais informações consulte o site do CCB (www.ccb.pt).

Filipe Pinto-Ribeiro – piano, direção artística e comentários ao concerto
Erik Schumann/ Victoria Sayles – violinos
Lars Anders Tomter – viola
Gary Hoffman – violoncelo

DSCH – Schostakovich Ensemble | Canal Mezzo:

         

Comments

comments

Related Article