Home   /   Sem categoria  /   Entrevista | Cuca Roseta: “O Fado encontrou-me eu achei que ele era a minha inspiração, ele pediu-me para lhe dedicar a vida…”
Entrevista | Cuca Roseta: “O Fado encontrou-me eu achei que ele era a minha inspiração, ele pediu-me para lhe dedicar a vida…”

“Raíz” é o segundo disco de Cuca Roseta, que apresenta a fadista no papel de autora e compositora de quase todos os temas, num resultado surpreendente. O disco foi produzido por Mário Barreiros, com co-produção de Cuca. Poucos dias após ter sido colocado à venda “Raíz” entrada direta para o 7º lugar da tabela de vendas nacional. “Raiz” sucede ao homónimo álbum de estreia de Cuca Roseta, o qual atingiu o Galardão de Ouro.

Curiosidades:
» Um álbum: Maria Betania
» Uma música: when i fall in love 
» Um livro: É possivel viver assim? 
» Um filme: A Paixão de Cristo
» Uma citação: “you body is your temple, keep it pure and clean for the soul to reside in”

Made in Portugal: Foi a Cuca Roseta que entrou na vida do fado ou o fado que entrou na sua vida?
Cuca Roseta: Foi o Fado que entrou na minha vida como um destino que chama algo que faz parte da sua natureza.O Fado encontrou-me eu achei que ele era a minha inspiração, ele pediu-me para lhe dedicar a vida e eu aceitei com a maior das alegrias.


MIP: “Raiz” é o seu segundo disco. Como o descreve?
C. R.: Raíz é um encontro com o meu Fado. Sendo o Fado a verdade de quem o canta este é o encontro mais puro entre a minha interpretação, a minha história de vida e as melodias que vestem esses sentimentos, neste novo percurso eu conheci a minha raíz.

MIP: No seu primeiro disco apenas uma música era da sua autoria, já em “Raiz” quase todos os temas foram escritos e compostos por si. Esta situação acontece por alguma razão em particular?
C. R.: Acontece por ter tido muitos pedidos daqueles que me ouvem para que criasse mais Fados por ser o “nos teus braços” o seu preferido.Respondendo aos vários pedido comecei a tentar criar e raiz nasceu.

MIP: Todos os temas são nomeados por «fado», excepto um a: Marcha da Esperança. Porquê quase todas as canções com o nome “Fado”?
C. R.: No Fado tradicional os Fados tem sempre o nome de Fado de… Fado dos Sonhos, Fado Perseguicao, Fado Magala, Fado Isabel… Seguindo esta tradição que me faz tanto sentido deu aos meus Fados o nome daquilo que eles na verdade são.E á Marcha chamei Marcha, porque é uma Marcha.A explicação é sempre a mais simples.

MIP: Em 2011 cantou num dos programas de maior audiência na Holanda, onde fez um dueto com Jan Dulles (um dos cantores mais conhecidos na Holanda). Como foi a experiência?
C. R.: Maravilhosa e será repetida já em Junho num concerto do próprio em Amesterdão com um tema em dueto do meu novo disco.admiro muito o Trabalho do Jan Dulles.

MIP: Também já cantou ao lado dos brasileiros Vanessa da Mata, Pierre Aderne e outros artistas portugueses. Há algum artista em particular com quem gostasse de fazer um dueto?
C. R.: Com Maria Bethania.

MIP: Já atuou na Polónia, Venezuela, Espanha e tantos outros países. Qual foi até ao momento o concerto que mais a marcou, por parte de receptividade do público?
C. R.: Polónia, Georgia, Abu dhabi… foram experiências especiais.

MIP: É verdade que o alinhamento dos concertos é feito meia hora antes de subir ao palco? Porque?
C. R.: Porque se o Fado é a verdade só o meu mood dirá quais serão os temas para aquele momento.


MIP: Cuca Roseta faz parte da nova geração do fado que deu ao fado um novo alento. Considera que é essa a principal razão por nos dias de hoje os jovens ouvirem mais fado?
C. R.: Os jovens com o Fado a ser cantado por artistas mais novos que escolhem poesia adequada á sua experiência de vida, acabam por se identificar muito mais com este Fado novo e fresco que com o mais antigo.

MIP: Para além do novo disco, há mais novidades para este ano?
C. R.: Muitas viagens programadas, Festivais de Verão e um grande concerto em Lisboa no S.Luiz para o dia 26 Junho. Uma participação no disco de Adiemus que será lançado em Julho.

MIP: Como define atualmente a música em Portugal?
C. R.: Está a crescer em muito bons e novos artistas e em vários géneros musicais.Precisamos muito de novos artistas bons.

Acompanhe Cuca Roseta em: https://www.facebook.com/cucarosetafado
Related Article