Home   /   Sem categoria  /   Entrevista | Eden
Entrevista | Eden


 Os Eden são uma banda pop formada por: Elisabete Brás (voz), Nelson Quico (teclas), Nuno Veríssimo (baixo), Hugo Almeida (guitarra), Luís “Gingão” Ferreira (bateria) e Joaquim Pequicho (saxofone).

 Venceram vários prémios ao longo do seu percurso e, atualmente, encontram-se em fase de promoção do primeiro álbum Página Secreta cujo single homónimo faz parte da banda sonora da novela Doce Tentação.

O Made In Portugal esteve à conversa com a banda e revela-lhe tudo na entrevista abaixo.





Made In Portugal – Como surgem os Eden?
Eden– Os Eden são, antes de mais, um grupo de amigos, que já se conhecem há muitos anos. A maioria dos elementos da banda é da Nazaré, tendo um trajecto comum em projectos anteriores (“covers”, bares, etc.). Por isso, não foi difícil encontrar as pessoas certas para a banda.

MIP – Em 2011 lançam o vosso primeiro álbum que foi apresentado sob forma de um jornal. Podem-nos falar mais um pouco sobre esta particularidade?
Eden– Na verdade, após termos escolhido o título do álbum “Página Secreta”, que acabou por ser o 1º single, pensámos em levar mais longe o conceito das páginas, dos segredos… Daí, surgiu a ideia de concebermos um jornal, imaginário, associado a uma data futura, em que cada tema serviu de inspiração a uma notícia: desde economia, sociedade e ambiente até à televisão, são diversos os temas abordados, de forma descontraída, neste “jornal exclusivo”.

MIP- Acompanharam todo o processo de formação e edição do vosso próprio disco, além de custearem cada passo do mesmo. Um investimento de risco, mas que compensou?
Eden- Essa é uma das principais lições do nosso disco: foi tudo custeado por nós, tivemos de recorrer a um empréstimo para as despesas, etc. Todas as decisões estiveram a nosso cargo: desde o produtor até à fabricação dos CDs, passando pela fotografia, promoção, videoclip, etc. Tudo isto significa um trabalho acrescido, mas que, no fim de contas, compensou bastante pela independência das decisões, ou seja, não termos de estar dependentes dos “timings” de terceiros para fazer as coisas avançar.

MIP- “Página Secreta” faz parte da banda sonora da novela “Doce Tentação”. Como tem sido o feedback do público a este tema e ao vosso trabalho em geral?

Eden- A escolha da TVI, e em particular, da novela “Doce Tentação”, em relação ao tema “Página Secreta”, foi um acontecimento muito especial para a banda, porque significou o reconhecimento do nosso trabalho e também deu-nos a capacidade de chegar a um público muito vasto. Só para termos uma ideia, a “Doce Tentação” é vista diariamente por mais de 1 milhão de pessoas: é uma dimensão incrível. Desde então, o tema tem vindo a passar nas rádios nacionais e locais e mesmo além-fronteiras, na Rádio Alfa Paris, a principal rádio lusófona em França, onde a “Página Secreta” integra o Top Alfa desde há 9 meses.

MIP-  Como é o vosso processo de composição? Sendo 6 elementos é fácil chegarem a um consenso?
Eden- O processo de composição é bastante democrático, porque toda a banda acaba por contribuir com músicas e letras para o repertório. Por vezes, um dos elementos traz o tema mais definido, ou noutros casos apenas umas “malhas” (frases musicais), mostra ao grupo, e depois os restantes elementos vão contribuindo com outras ideias, com arranjos, etc. Até agora, não tem sido difícil chegar a um consenso…

MIP- Costumam usar muitas influências de outros artistas no vosso trabalho ou preferem  desmarcar-se de qualquer tipo de comparações?
Eden- Todos nós temos as nossas influências, de artistas e bandas ou mesmo estilos musicais. Pensamos que essa é uma das riquezas do grupo, porque cada um traz as suas referências musicais. No final, cremos que a nossa sonoridade é pop, com uns apontamentos rock, funk, soul, electrónico, etc.

MIP- Para quem ainda não conhece o vosso trabalho deem uma razão para vos ouvir.
Eden- Em primeiro lugar, o nosso desejo é que ouçam música portuguesa! Temos de ser os primeiros a apoiar “aquilo que é nosso”, ainda mais neste período de dificuldades…
Para todos os que gostam de boa música portuguesa, cantada em português, com uma sonoridade pop, pensamos que temos um bom lote de 11 temas que poderão agradar a diferentes públicos… por um lado, temas mais calmos e românticos, por outro, músicas mais dançáveis que apelam ao Verão.

MIP- O que podemos esperar do futuro dos Eden?
Eden- Podem continuar a ver e ouvir-nos nas rádios e TVs. Estamos a lançar o 2º single intitulado “4 (quatro elementos)” que está a ter uma boa aceitação do público. Além disso, estamos já a trabalhar em novos temas que, quem sabe, poderão integrar um 2º álbum de originais dos Eden.

MIP- Como definem  atualmente a música em Portugal?
Eden- A música em Portugal tem hoje uma série de bandas e artistas, uns mais novos, outros já conceituados, de grande qualidade. Acontece, porém, que esta crise está a trazer enormes dificuldades à cultura, e à música em particular, já que as pessoas não dispõem de dinheiro para assistir aos espectáculos… O mesmo acontecendo com os agentes e entidades que promovem esses espectáculos… Por isso, viver condignamente da música em Portugal é, cada vez mais, uma utopia. Mas queremos acreditar que “melhores dias virão”!

Pode acompanhar a banda aqui:

http://www.facebook.com/paginaeden

Comments

comments

Related Article
Um comentário