Home   /   Notícias  /   Fadista Rita Santos apresentou os seus “Retratos d’ Alma”
Fadista Rita Santos apresentou os seus “Retratos d’ Alma”
A Fadista Rita Santos apresentou os seus “Retratos d’ Alma” na matiné do passado domingo, dia 13 de novembro, no recentemente renovado CineTeatro D. João V na Damaia.

Fadista Rita Santos na Damaia

Neste que foi o primeiro concerto em nome próprio de Rita Santos, a fadista contou com diversos convidados, entre eles nomes muito conhecidos no meio. O concerto aconteceu com interpretações intercaladas entre a anfitriã e os seus convidados. A acompanhar a fadista estiveram Mucio Sá na guitarra portuguesa, Carlos Fonseca na viola de Fado e Miguel Silva na viola baixo.

O primeiro convidado foi Nemanya, um americano que canta o Fado em português. Emma, a segunda convidada é de nacionalidade japonesa.  Seguiu-se João Loy, que apesar de adoentado presenteou o público com duas bonitas interpretações. De seguida, Miguel Ramos interpretou com a emoção a que já nos habituou dois outros temas, e a quarta e última convidada, Maria da Nazaré cantou-nos outros dois fados emocionados.

No que diz respeito aos Fados interpetados por Rita Santos, destaque para ‘Gostei de Ti’, ‘Abençoados por Deus’, um dos favoritos da artista, e para o single do disco ‘O Lado Oculto da Luz’. De salientar ainda a apresentação de imagens em projeção por detrás do espaço de atuação, com imagens de Lisboa, do Fado, e também algumas imagens alusivas ao tema interpretado no momento.

Rita Santos, nascida na Amadora, portanto como a própria referiu “a jogar em casa”, no seu primeiro concerto, teve a sua primeira atuação em público há pouco mais de seis anos, em Alter do Chão. No curto percurso no meio do Fado, a fadista conquistou já um público fiel, e tem ganho cada vez mais importância no mundo do Fado.

Com uma voz de canto que se distingue claramente de qualquer outra, e com uma presença solene mas forte, a jovem fadista foi muito acarinhada pelo público presente, quer durante, quer depois do concerto.

Uma voz marcante, desde o primeiro segundo, e que nos arrebata pela força com que nos preenche os ouvidos e a alma.

Texto e fotos: Márcia Filipa Moura

Ouvir a Fadista Rita Santos

(Álbum Retratos D’ Alma)

Related Article