Home   /   Sem categoria  /   Festa do Avante! evoca Guernica de Picasso
Festa do Avante! evoca Guernica de Picasso

  Guernica, a obra-prima de Pablo Picasso – militante do Partido Comunista Francês -, será evocada na Festa do Avante!, no ano em que se assinala o seu 75.º aniversário. A sua história, os estudos preparatórios – mais de setenta –  e a barbaridade que retrata estarão em destaque no coração da Festa. Tudo isto poderá ser observado e admirado no espaço Artes Plásticas da Festa do “Avante”.

  A exposição inclui ainda dois poemas dedicados à obra: “Descrição da Guerra em Guernica por Pablo Picasso”, de Carlos de Oliveira; e “Guernica”, de Eugénio de Andrade, que evoca o grande carvalho que sobreviveu aos bombardeamentos, refere o comunicado do Gabinete de Imprensa do PCP.

  A organização preparou também um folheto explicativo da obra de Picasso e do acontecimento que inspirou: a Guerra Civil Espanhola.

  Para Manuel Augusto Araújo, membro do grupo de trabalho das Artes Plásticas da Festa do Avante!, “não é apenas o quadro de Picasso que será evocado. É também um “dever de memória” dos comunistas não deixar esquecer o criminoso bombardeamento nazifascista de Guernica, hediondo teste para o que se seguiria: a carnificina da Segunda Guerra Mundial, que ceifou a vida a quase 60 milhões de pessoas.”

Mais informações : http://www.festadoavante.pcp.pt/2012/arte-contra-guerra

Comments

comments

Related Article