Home   /   Notícias  /   Ivan Pedreira deseja que o disco de estreia seja «a saída do túnel»
Ivan Pedreira deseja que o disco de estreia seja «a saída do túnel»

Ivan Pedreira é baixista, compositor, cantor e produtor. Enquanto baixista, tocou com Paulo Gonzo, Sandra Fidalgo, no concurso Operação Triunfo, em Visions, no Casino Estoril, nos Instead, Kilindu, Piece of Cake, entre outros projetos.

Em entrevista Ivan Pedreira falou-nos de “Fuzamiura”, o seu primeiro trabalho discográfico.

Ivan Pedreira - Fuzamiura

Ivan Pedreira

Ivan Pedreira — «Sou uma pessoa criativa, de energia positiva»

Quem é o Ivan Pedreira? Fala-nos um pouco de ti e do teu percurso.
Quem é o Ivan Pedreira?! É sempre uma boa pergunta… Venho de uma família grande, tenho 6 irmãos (sou o 5.º rapaz!) e sempre vivi numa casa cheia de miúdos de todas as idades. A minha infância foi vivida na zona de Colares, no Mucifal, perto da praia. Tenho muitos músicos na minha família, a música foi uma constante diária na minha casa, e está sempre um ponto de encontro e de convívio entre família e muitos amigos.
O pegar num instrumento, tocar, cantar e criar sempre foi algo muito natural e espontâneo entre nós. Acabámos por criar uma banda de originais. Um dos meus irmãos tocava guitarra e cantava, outro tocava bateria e eu, por necessidade do projeto, comecei a tocar baixo. Foi aqui que o Baixo entrou na minha vida e me conquistou.
Apesar deste projeto com os meus irmãos ter terminado e cada um ter seguido o seu caminho a solo, despertou em mim a necessidade de compor, de pôr sentimentos cá para fora e de partilhar este turbilhão de ideias e mensagens que nascem em mim. Foi o encontrar-me comigo próprio, foi o descobrir a minha forma de comunicar.
Em essência sou uma pessoa criativa, de energia positiva. Não consigo estar parado. Estou sempre a aprender e a criar ideias que vão crescendo e que querem ver a luz do dia.
Hoje em dia sou um “workaholic”. E felizmente que o sou na música, e para a música!

“FuzaMiura” é o teu álbum de estreia. Como defines este disco?
Este primeiro disco é muito honesto e muito real. É pop/rock e é cantado em português.
Não se parece com nada que já exista, não soa a nada que já se tenha ouvido, e no entanto é muito fácil de se ouvir.
O início deste disco ocorreu numa fase em que a Carla Entrudo esteve muito presente na minha vida e ela teve uma grande influência na sua construção. A junção das letras da Carla com a música que eu compunha foi um processo muito giro, criativo e envolvente para ambas as partes. Costumo dizer que tem sido uma viagem magnífica, que eu criei a estrada e a Carla traçou o caminho.
A mensagem que quero passar é a de que todos somos importantes e da necessidade de acreditarmos em nós próprios. Que cada dia é um novo dia, com uma nova energia, uma nova vontade e uma nova oportunidade de sermos honestos, de nos respeitarmos e de sermos felizes.

Para financiar este primeiro álbum, o Ivan realizou uma campanha de crowdfunding. Foi uma missão bem-sucedida?
Muito bem-sucedida, houve quem dissesse que o final foi até “impróprio para cardíacos” tal o empenho e a vontade de todos em acompanhar e apoiar esta campanha. O objetivo era alcançar os 100% e conseguimos ultrapassar este valor.
Acabou por se criar uma vasta comunidade de apoio, muito forte e unida, uma verdadeira família, e não vou esquecer nunca este voto de confiança que depositaram em mim, não apenas na minha música, mas em mim enquanto pessoa, músico e compositor.
Graças a este crowdfunding consegui editar e reproduzir em CD o meu disco como edição de autor e, entretanto, a editora Farol Música apostou no meu trabalho e ficou responsável pelo lançamento e venda do álbum digital.

Porquê a escolha do nome “FuzaMiura”?
O nome “FuzaMiura” é uma palavra inventada que nasceu da necessidade de representar a dualidade entre o feminino e o masculino tão patente nas relações, mas também dentro de nós.
Assim, Fuza (fusa) que é uma nota rápida, delicada, representa a sensibilidade, delicadeza e fragilidade do lado feminino; Miura, que demonstra a força da linhagem do touro espanhol, representa a determinação e robustez do lado masculino.

Ivan Pedreira — «Chegar ao máximo número de pessoas possível e conquistá-las»

O que ambicionas para o futuro?
Com este álbum lancei-me no mercado de música portuguesa e o meu objetivo é que seja não a luz ao fundo do túnel mas a saída do túnel!
Neste momento estou em fase de promoção e divulgação do disco nos vários meios de comunicação. A banda está pronta, temos trabalhado arduamente para fazermos uma excelente apresentação.
Chegar ao máximo número de pessoas possível e conquistá-las, tanto ao vivo como através da venda do álbum nas plataformas digitais e em CD, é o meu maior objetivo tanto a curto, como a médio e longo prazo, porque sinto que tenho uma mensagem a transmitir para cada uma delas. Quero poder partilhar com todos a minha arte. E a seguir editar o segundo álbum!

Acompanha Ivan Pedreira em: https://www.facebook.com/IvanPauloPedreira/

Related Article