Home   /   Vídeoclip’s  /  Novos Singles  /   “Opinião” é o novo single de Lavoisier
“Opinião” é o novo single de Lavoisier
“Opinião” é o novo single de Lavoisier. Este tema pertencerá ao novo álbum “É Teu”.

Joaquim Quadros, da Vodafone FM, escreveu o seguinte sobre os Lavoisier:

«”Toda a gente tem uma opinião”, diz o primeiro verso do primeiro single de ‘É Teu’, o novo disco dos Lavoisier. É com esta simplicidade e coragem que tratam a palavra, é assim a fantasia pop em que mergulham Patrícia Relvas e Roberto Afonso. Manejar a língua portuguesa é isto, interpretá-la com esse encanto mesmo dizendo o óbvio. Aqui a tradição revisita-se com um charme fora de comum. O classicismo virado do avesso, nunca deixando as raízes do tal folclore que só é arcaico quando deixarem de existir expressões como as de Lavoisier.

Não há um par tão criativo que desenhe diálogos líricos com a mesma mestria. Uma beleza que percorre os coros e a palavra. Os timbres entrelaçam-se como a paixão que põem na verdade da sua música. Se por um lado o dedilhar da guitarra nos transporta para as ruas da tradição da música popular, pelo outro, a dimensão sónica que criam os vários espaços de toda a atmosfera do disco – ámen, José Fortes! -, levam-nos para um universo único da música portuguesa. As guinadas de tempo, as respirações, a intensidade, tudo é original neste discurso. A minha opinião vale o que vale. No entanto, os Lavoisier merecem a nossa atenção, pois vem aí um disco demasiado importante para para que o deixemos passar».

Lavoisier

Lavoisier

Quem são os Lavoisier?

“Na Natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma “. Se de Lavoisier a dupla Patrícia Relvas e Roberto Afonso roubou a frase (e o nome), foi no cancioneiro tradicional português que a dupla, à altura a morar em Berlim, tendeu a massa com que haveria de cozinhar a sua música. Longe de serem mais um grupo que reinventa a tradição musicada nacional, a energia que brota das actuações do duo assume uma dinâmica própria, descobrindo uma nova energia para a música nacional. Juntando a voz de Patrícia Relvas e a guitarra eléctrica de Roberto Afonso, o projecto surge em Berlim, enquanto terapia musical, para tratar uma crise de identidade lusitânica.

No percurso contam já com dois discos, editados por conta própria, que são testemunho para este espaço repleto de novos paradigmas e formas na música nacional. A caminho têm “É Teu”, o longa duração que apresenta os primeiros originais, com letras e composição criadas da química transformada que é só deles. Um trabalho que conta estórias através de melodias, actos e pensamentos comuns. Por lá encontramos poetas mortos, desconhecidos vários, carnes inalcançáveis e a energia de um objecto com vida própria. O single “Opinião” é a primeira entrada neste universo.

Acompanha os Lavoisier em: https://www.facebook.com/whoislavoisier/

Comments

comments

Related Article