Home   /   Reportagens  /  Destaque  /   [Reportagem] Variações da Guitarra Portuguesa dedilhadas no CCB
[Reportagem] Variações da Guitarra Portuguesa dedilhadas no CCB
Decorreu no passado dia 24 de março no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém o espectáculo “A Guitarra Portuguesa”.

Foi perante um auditório cheio que desfilaram os 7 melhores intérpretes da guitarra portuguesa da actualidade: Luís Guerreiro, Pedro de Castro, Mário Pacheco, Ângelo Freire, Custódio Castelo, Paulo Soares e José Manuel Neto.

Ao longo da noite, a plateia foi presenteada com instrumentais tocados pelos virtuosos músicos, tais como “”Quando o Meu Filho Nasceu”, “Dona Filipa”, “Variações em Ré”, Canto da Sereia Encantada”, “Além Terra”, “Variações do Alcino”, “Sobre Lisboa”, “Nostalgia” , “A Cidade”ou “Fado Lopes”. Uns numa vertente mais tradicional composta unicamente por guitarra, viola de fado e viola baixo, outros acompanhados ainda por precursão e teclas. Ambas com um único objectivo o de homenagear a guitarra portuguesa, e de transmitir abordagens distintas por músicos com personalidades igualmente diferentes, mas que têm em comum um instrumento que faz parte da história do Fado e da música feita em Portugal.

Durante todo o espectáculo o público pode deliciar-se com belíssimas interpretações, arrepiar-se com o trinar das guitarras e da sensibilidade de cada um dos músicos que deram alma e voz, neste espectáculo único.

No final, já com todos os músicos em palco, entrou por uma das portas laterais do Grande Auditório do CCB, o convidado especial: o fadista Carlos do Carmo. No seu percurso até ao palco interpretou, sem microfone, o “Fado Cravo”. Após este momento, e para surpresa da plateia, chamou ao palco o músico Joel Pina, que o fadista caracterizou com sendo “uma figura nuclear na história do Fado”. O baixista de 97 anos de idade juntou-se aos músicos para protagonizarem um dos momentos altos da noite.

Refira-se que este concerto incluído no Ciclo Há Fado No Cais, teve como director artístico Diogo Clemente, e contou com a participação dos músicos Flávio César Cardoso, José Marino de Freitas, Jaime Santos, Daniel Pinto, Eurico Amorim, Ivo Costa, Rui Ferreira, Carlos Leitão Carlos Manuel Proença e Carlos Menezes.

Fotos: Márcia Filipa Moura
Texto: Joana de Queiroz Constante

A Guitarra Portuguesa

Comments

comments

Related Article