Home   /   Notícias  /   Reportagem | Tango, samba e fado no novo disco de Carla Pires
Reportagem | Tango, samba e fado no novo disco de Carla Pires

A fadista Carla Pires apresentou, no passado dia 21 de junho, o seu novo álbum “Aqui”, ao vivo no Museu do Fado.

Neste concerto em que interpretou alguns dos novos temas, foi acompanhada por Bruno Mira na guitarra portuguesa, Pedro Pinhal na guitarra clássica e Marino de Freitas no baixo acústico.

O novo disco contém 11 temas em que o fado se abre definitivamente a outros universos musicais, como na canção “Tango Quase Fado” (poema de Rosa Lobato de Faria), onde o bandoneón se alia à guitarra portuguesa; há um cheirinho a samba, na canção “Há Samba nas Colinas de Lisboa” e pegando numa frase deste tema se define o disco de Carla Pires, um «fado que se casa por inteiro, mistura de perfumes e compassos».

De salientar ainda outros temas como a canção bem animada “O Povo Canta na Rua”, a lembrar esta época dos Santos Populares; em “Voltar a Ser Criança”, somos embalados pelo som do piano num tema que fala de recordações, amor e saudade. Neste novo trabalho Carla Pires canta José Afonso, em “Utopia”, tema que abre o disco, e Ary dos Santos, em “Cavalo à Solta”. Na canção que dá nome ao álbum a música é de Alfredo Marceneiro (do “Fado Versículo”), com letra da própria Carla Pires.

Em suma, a fadista apresenta-nos em “Aqui” vários universos musicais que se conjugam perfeitamente à voz ímpar de Carla Pires, que nos tem vindo a surpreender disco após disco.

Related Article