Home   /   Outros Destaques  /  Destaque  /   Salvador Sobral vence prémio EBBA 2018
Salvador Sobral vence prémio EBBA 2018
Salvador Sobral foi um dos vencedores dos European Border Breakers Award 2018, um prémio a nível europeu para artistas emergentes e que têm conhecido um excepcional nível de sucesso na Europa.
Salvador Sobral - doença - concertos - amar pelos dois - eurovision

Salvador Sobral

 

Em 2017, Salvador Sobral alcançou uma vitória recordista na competição Eurovisiva, e a primeira vitória de sempre de Portugal no Festival, com a balada “Amar Pelos Dois”, escrita e composta por Luísa Sobral, sua irmã. Em 2016 o cantor já havia lançado o seu álbum de estreia, “Excuse Me”, que o afirma como um talentoso escritor e compositor.

Sendo os prémios EBBA atribuídos a artistas, nacionais de um dos países participantes no programa da UE “Europa Criativa”, que atingem um nível de sucesso internacional à escala europeia no período entre 1 de agosto 2016 e 31 de julho de 2017, o percurso de Salvador Sobral destacou-se de forma clara para a organização que atribui estes prémios.

Os EBBA
Os prémios EBBA celebram os novos artistas e os que se estabelecem além fronteiras, os que criam a música de hoje e do amanhã. De Dua Lipa (UK) a Alan Walker (Noruega), os vencedores dos EBBA representam alguns dos talentos que mais se destacaram recentemente na cena da música europeia.

A lista de vencedores inclui nomes como: Adele, Christine & the Queens, Stromae, Gabriel Rios, Hozier, Of Monsters and Men, Mumford & Sons, Aurora, Disclosure, John Newman, C2C, Tokio Hotel, The Script, Years and Years, Robin Schulz, Carnival Youth, MØ e Selah Sue.

Portugal já esteve representado na lista de vencedores dos prémios EBBA em 2010 com Buraka Som Sistema e em 2013 com Amor Electro, ambos distinguidos com o mesmo prémio que Salvador Sobral.

É cada vez mais claro que a Música Move a Europa (Music Moves Europe). Os EBBA são uma das formas de celebração da música contemporânea e popular europeia, que conecta artistas à indústria e aos fãs.

15.ª edição dos EBBA
A cada ano, 10 artistas europeus recebem um EBBA, no seguimento do reconhecimento do seu talento e carreira em países fora do seu país de origem. Este sucesso é mensurável através de airplay, vendas, performances ao vivo na Europa e a posição no European Border Breakers Charts.

Os EBBA, agora na sua décima quinta edição, são prémios da UE atraibuídos numa cerimónia organizada pelo Festival Eurosonic Noorderslag, em parceria com a Comissão Europeia (Europa Criativa) e a EBU (União Europeia de Radiodifusão), com o apoio de Buma Cultuur, o Ministério Holandês da Educação Cultura e Ciência, a Província de Groningen, a Cidade de Groeningen e a Music Week.

Cerimónia EBBA
Recentemente, Alice Merton da Alemanha, Skott da Suécia, Off Bloom da Dinamarca e Blanche da Bélgica foram também anunciados como vencedores nos EBBA.
Um total de 10 artistas vão ser galardoados com um EBBA nas próximas semanas.
Os vencedores vão receber o seu prémio numa cerimónia apresentada pelo reconhecido apresentador de televisão e músico Jools Holland no Festival Eurosonic Noorderslag em Groningen, Holanda, a 17 de janeiro de 2018. A cerimónia conta também com atuações dos artistas vencedores.

Prémio do Público
Todos os vencedores dos EBBA estão também em competição para o Prémio do Público.
Fãs de todo o mundo podem votar online desde o fim de novembro até ao Natal no seu artista emergente favorito. O vencedor do Prémio do Público será anunciado durante a cerimónia dos EBBA no Festival Eurosonic Noorderslag em Groningen. 10 dos fãs que votarem neste prémio vão ser escolhidos, de uma forma aleatória e de diferentes países, e convidados a estar presentes na cerimónia. Cada vencedor poderá trazer alguém consigo, com os custos de viagens e acomodação completamente cobertos pela organização do Eurosonic Nooderslag.

Comments

comments

Related Article