Home   /   Novos Discos  /   “Soundlapse” é o álbum de estreia de Tiago Machado
“Soundlapse” é o álbum de estreia de Tiago Machado
Tiago Machado, jovem pianista e compositor, lançou recentemente “Soundlapse”, álbum de estreia que conta com a participação especial da fadista Mariza.

Segundo o autor a sonoridade de Soundlapse é: “Uma fusão de tudo aquilo que eu sou: tem a dimensão do cinema, o dramatismo do fado, a técnica da música clássica e o frenesi do jazz “. Tiago escolhe este título para o seu primeiro álbum, apoiado na retrospetiva da sua vida e na condensação das suas obras ao longo dos anos, todas num só disco. A própria composição que nomeia o disco, “Soundlapse”, foi feita em cinco minutos, num movimento contrário de mãos “…como uma viagem de ida e volta…”, que compara à técnica de imagem “timelapse”, mas associada ao som.

Tiago Machado - pianista - compositor

Tiago Machado

O compositor classifica este disco como uma viagem emocional, onde se passa por vários estados de espírito, e convida os ouvintes a perceber como a música se revela, através dos sentimentos de cada um.

Neste primeiro disco, Tiago Machado conta com a participação dos músicos Vicky Marques na bateria e percussão, Hugo Aly no baixo eléctrico e um ensemble de cordas. Mariza é a convidada especial neste Soundlapse, interpretando um poema de Florbela Espanca intitulado “Meu Portugal”.

Para Tiago Machado, este disco é um sonho concretizado, que espera ser o primeiro de muitos, sempre partilhando a sua visão musical e emocional com os ouvintes, dando vida através da música.

 

BREVE BIOGRAFIA DE TIAGO MACHADO

Tiago Machado efectuou e concluiu os seus estudos de piano no Conservatório de Música Nacional com a professora Carla Seixas.

Em simultâneo aos estudos clássicos, sempre demonstrou uma grande paixão pelo jazz, que foi aperfeiçoando como autodidata, estudando solos de pianistas como Keith Jarret, Herbie Hancock ou Michell Petrucciani a quem dedica um tema.

Em paralelo ao estudo do piano, Tiago Machado tem efetuado inúmeras composições para artistas consagrados, de onde se destaca o tema “Ó gente da minha terra”, interpretado por Mariza, que lhe valeu um Urso de Prata no Festival de Cinema de Berlim. Além desta obra, Tiago Machado já efetuou composições como “Melhor de Mim”, também interpretado por Mariza, “O Homem do Saldanha” interpretado por Carlos do Carmo e Marco Rodrigues (recentemente nomeado para um Grammy Latino), “Alguém me ouviu” interpretado pelo famoso rapper Boss AC, entre muitas outras obras conhecidas do grande público. Agora, o músico parte numa nova aventura, o seu primeiro projeto a solo, intitulado Soundlapse.

 

Comments

comments

Related Article