Home   /   Notícias  /   Terrakota lançam “Oxalá” em outubro
Terrakota lançam “Oxalá” em outubro

De formação renovada, baterias recarregadas e ainda mais energia, os Terrakota estão de volta aos álbuns!

Terrakota-oxala

Terrakota (Foto: Philippe Tollet)

Desde que voltaram à estrada, em 2015, que o grupo tem estado a trabalhar no novo álbum que será editado a 7 de outubro. “Oxalá” é o nome do novo disco que carrega influências musicais trazidas das viagens e cruzamentos pessoais que deram corpo à nova formação. Um álbum completamente independente, tal como nos últimos três álbuns da banda, só possível graças à dedicação multidisciplinar dos membros da banda, à contribuição de pessoas que gostam da arte criada pelos Terrakota através de uma campanha de CrowdFunding e à generosidade e entrega dos engenheiros de som e músicos de Lisboa que colaboraram na sua génese.

Desta vez os Terrakota compuseram um álbum em que a maioria dos temas são em português e no qual a mensagem é transmitida com mais clareza. Há ainda uma sonoridade mais rock em alguns momentos, embora a busca de constantes cruzamentos sonoros dentro do caldeirão multi-étnico continue. O ponto de partida é, como sempre, África, de onde se sai e aonde se volta, trilhando rotas de escravos em sentido inverso e bebendo da fantástica diversidade musical que daí nasceu e se espalhou pelo mundo fora.

Para além da inspiração permanente de culturas de raíz, o estado das sociedades humanas e do planeta serve, mais uma vez, de base a uma mensagem crítica e consciente, de que a banda não abdica. É fazer parte deste projecto maior, em que a arte é assumidamente uma tomada de posição perante o mundo, que funciona como um apoio sustentado da criação, para que esta se possa manter livre, pura e universal.

Neste novo álbum de Terrakota há várias participações; outros músicos, artistas visuais e escritores. Destacam-se as participações vocais de Vitorino, Mahesh Vinayakram, Selma Uamusse e Anastácia Carvalho, Florian Doucet, uma letra de Luaty Ikonoklasta e algumas contribuições visuais de Pedro Feijão e Caelyn Robertson.

“Oxalá” será apresentado ao vivo no dia 7 de outubro no Time Out Mercado da Ribeira em Lisboa, e no dia 8 de outubro, no Hard Club no Porto.

“Mexe Mexe” é o single de avanço do novo disco de Terrakota

“Mexe Mexe” é o single de avanço do disco que conta com a participação de Beat Laden. Um tema para mexer mesmo: o corpo e, sobretudo, a mente. É uma canção simples, inspirada nos sons modernos oriundos do Zaire, Congo e Angola, em tom de sátira política, num apelo à dança e à mudança.

“Vais continuar aí sentado?
(…) A escolha é tua,
quem aceita compactua”
“A dívida não é certa
Há muita história bem coberta
Comissão, namorada da corrupção
Já é cultura de omissão, digestivo do patrão”

Related Article