Home   /   Novos Discos  /   T(H)REE — reúne projetos nacionais com músicos do Oriente [1.º single com os Clã & Mangka]
T(H)REE — reúne projetos nacionais com músicos do Oriente [1.º single com os Clã & Mangka]
No dia 28 de abril foi lançado os três novos volumes do projeto T(H)REE que reúne projetos nacionais com músicos do Oriente. O single dos Clã com a indiana Mangka já saiu e já pode ver o vídeo gravado na Índia e no Porto.

“Nura Pakhang (Eu e Tu)”, colaboração dos Clã com Mangka, é o tema que dá origem a um vídeo gravado entre os Himalaias e a cidade do Porto, pelo galardoado realizador indiano Romi Meitei. A canção, bilingue, tem como letristas Carlos Tê, Hélder Gonçalves, Manuela Azevedo e Mayanglambam Mangangsana, músico também natural de Manipur, o estado indiano a sudeste dos Himalaias onde foi gravada a primeira parte do vídeo.

Neste mesmo dia são lançados, simultaneamente, os últimos três volumes de T(H)REE, recheados de canções feitas entre músicos nacionais e do Oriente. Uma produção de David Valentim com o selo da Omnichord Records que, desta vez juntou 74 projetos de pontos quase opostos do planeta.

Para além dos Clã, a longa lista de artistas nacionais inclui nomes como First Breath After Coma, Peixe, Cave Story, Amélia Muge, Holy Nothing, Surma, Savanna, Old Jerusalém, The Lazy Faithfull, Basset Hounds, Birds are Indie, André Barros, Joana Gama, Indignu, Azevedo Silva, Duarte, JIBOIA, Pista, entre tantos outros.

Volume 4 – Portugal – Barain – United Arab Emirates   (spotify)   (bandcamp)
Volume 5 – Portugal – Kazakhstan – Uzbekistan           (spotify)   (bandcamp)
Volume 6 – Portugal – India – Sri-Lanla                          (spotify)   (bandcamp)

T(H)REE – A MUSICAL JOURNEY FROM PORTUGAL TO ASIA

Os processos de colaboração entre artistas de extremos quase opostos do globo nem sempre são fáceis mas podem sempre produzir resultados surpreendentes.

É verdade que a criação colaborativa é hoje em dia facilitada pelos meios de comunicação e de troca de ficheiros mas o caminho para se chegar a um tema final pode ser cheio de aventuras.

T(H)REE - A MUSICAL JOURNEY FROM PORTUGAL TO ASIA

Tenta-se descobrir um caminho e as realidades por vezes tão diferentes levam a momentos em que se desabafam frases como “No início havia apenas uma base de ritmos que me soava estranha”, ” “Ele canta o verso como se fosse refrão e o refrão como se fosse verso”, “Os arranjos semi-tonais deixaram-me sem saber para onde ir”, “Uma guitarra desafinada foi a que lhe pareceu no tom certo”, mas chegam a resultados que nos deixam a todos muito satisfeitos e com a certeza de que estão a explorar novos caminhos e linguagens na música.

T(H)REE é um projeto que tem juntado ao longo da última década músicos portugueses e asiáticos em colaborações únicas, com o objectivo de criar novas sonoridades, explorar a cultura de novos territórios, e promover o que melhor se tem vindo a fazer nos mais variados estilos na música produzida nos dois pontos do globo. Depois do Volume 1 (Novas musicalidades de Portugal, Hong Kong e Macau, 2010), do Volume 2 (Music from Portugal, Philippines and Singapore, 2012) e do Volume 3 (From Portugal to Japan and South Korea, 2014), o projeto T(H)REE lança agora uma edição especial com mais três volumes e novas geografias do continente Asiático. Deste novo lançamento intitulado T(H)REE – A Musical Journey from Portugal to Asia, farão parte o Volume 4 (Portugal – Bahrain – United Arab Emirates), Volume 5 (Portugal – Kazakhstan – Uzbekistan) e o Volume 6 (Portugal – India – Sri Lanka).

Nestes três volumes de T(H)REE, a produção foi parcialmente apoiada pela Fundação Oriente e a totalidade dos lucros alcançados revertem para a Associação Make A Wish Portugal.

A edição física que inclui os três volumes num digipack já está a caminho das lojas e já se pode encomendar via bandcamp.

Clã & Mangka

Comments

comments

Related Article