O Fado é um género musical com características muito próprias, mas ao mesmo tempo com uma versatilidade inesperada. O pianista Júlio Resende prova isso mesmo no concerto “Fado & Further”, no CCB, com alguns convidados especiais como Sílvia Pérez Cruz e Moreno Veloso.
Júlio Resende começa a solo com “Lira”, seguindo com um lindíssimo “Foi Deus” e com “Da Alma”, um tema original. Após fortes aplausos do público, o pianista toma a palavra e diz que “para um grande auditório tentei trazer grandes músicos”, apresentando os primeiros convidados da noite: o guitarrista Ângelo Freire e o baterista Joel Silva. Os músicos fazem dois improvisos a partir dos fados “Loucura” e “Mouraria”, um dos grandes momentos da noite. De seguida, é tempo de apresentar mais um convidado, desta vez “vindo directamente do Brasil”. E Moreno Veloso sobe ao palco para cantar “A Casa Dela”, “De Repente”, música de Júlio Resende para o poema “Soneto de Separação”, de Vinicius de Moraes, e o fado de Amália Rodrigues, “Noite de Santo António”.
Porém, a convidada mais esperada entra logo a seguir a Moreno Veloso. A espanhola Sílvia Pérez Cruz arranca aplausos do público assim que entra em palco, sem ter começado ainda a cantar. Mas quando o faz, o CCB rende-se ainda mais à voz e à interpretação da cantora. “Arder Como Dos Vidas”, “Cucurrucucu Paloma” e “Lágrima” são as canções escolhidas, que recolhem aplausos de pé.
Por último chega o momento mais arrepiante do concerto, de novo com Júlio Resende a solo no palco. No entanto, não se pode dizer que está completamente sozinho, já que toca o fado “Medo” acompanhado pela gravação da voz de Amália Rodrigues. No encore, com Júlio e os quatro convidados em palco, o fado “Estranha Forma de Vida” e a canção brasileira “Não Acorde o Neném” deixam o público deliciado. Um concerto de encontros e junções de estilos musicais, a repetir sem dúvida.
Texto: Adriana Dias
Fotos: Joana Constante