Home   /   Sem categoria  /   João Gil lança álbum baseado em textos litúrgicos
João Gil lança álbum baseado em textos litúrgicos

O músico português João Gil vai lançar uma ‘missa brevis’ na qual apresenta músicas compostas com base em textos litúrgicos em Latim, com o objetivo de “intervir culturalmente” no Ano da Fé, convocado pelo Papa.

A ‘Missa Brevis de João Gil pelos Cantate’ conta com o apoio da Renascença e a participação do cantor Luís Represas, Manuel Rebelo (voz), Manuel Paulo (piano) e Diana Vinagre (violoncelo), refere um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

O cónego João Aguiar Campos, presidente do Conselho de Gerência da Renascença, afirma que “é sempre adequado chamar os artistas a manifestarem, da forma que lhes é própria, a sua fé ou sua busca de sentido”.

“Esta atenção à sensibilidade do mundo contemporâneo para a relação entre fé e arte é uma das indicações pastorais apresentadas para a celebração do Ano da Fé, que se avizinha”, acrescenta.

Para João Gil, músico com 37 anos de carreira, este é um trabalho único pelas suas características e pelas memórias que invoca.

“Quando me ocorreu compor uma ‘Missa Brevis’, lembrei-me dos tempos em que acolitava ainda muito criança lá na Covilhã, lembrei-me do meu Irmão José Alberto Gil, compositor com quem partilhava o quarto e que me inundava os dias com enxurradas de Mozart e Bach, lembrei-me de minha mãe, pessoa de enorme sensibilidade que nos soube transmitir o bom senso e a compreensão do mundo espiritual”, revela.

O disco é uma edição da Genius y Meios, empresa do grupo r/com – renascença comunicação multimédia, e vai estar disponível a partir de outubro.

O Ano da Fé inicia-se a 11 de outubro, data em que passam 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II e 20 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica, terminando a 24 de novembro de 2013, último domingo do ano litúrgico.

Notícia : Agência Ecclesia

Comments

comments

Related Article