Home   /   Destaque  /   Os Quatro e Meia vencem prémio de Melhor Música portuguesa com “Na Escola”
Os Quatro e Meia vencem prémio de Melhor Música portuguesa com “Na Escola”

Os Quatro e Meia venceram o prémio aRi[t]mar de Melhor Música portuguesa 2023 com a “Na Escola”.

O dia 27 de março fechou o processo de votação através do qual o público da gala aRi[t]mar elegeu as Melhores Músicas do ano 2023 em Portugal e na Galiza. Nesta nona edição, a competição voltou a bater a própria marca de participação com um total de 9.850 votos, o que representa um aumento de mais de 40% em relação à edição anterior.

Neste caso, o público de aRi[t]mar concordou que a canção “Na Escola”, d’ Os Quatro e Meia foi a Melhor Música de 2023 em Portugal.

Morena, de De Ninghures, eleita Melhor Música do Ano 2023 na Galiza

No caso da Galiza, a música que venceu o prémio como Melhor de 2023 foi Morena, de De Ninghures. A música, lançada em Outubro de 2023, além de ser uma das mais dançantes da banda, é um bom exemplo das confluências que ocorrem neste grupo. Neste caso, as da tradição galega e da electronic dance music. Noutras obras, este grupo formado, entre outros, por músicos de município galegos coma Carvalho, Santiago de Compostela ou a Fonsagrada, também mostrou influências de outras tradições musicais ibéricas, bem como de sonoridades magrebinas ou latino-americanas.

Miguel Araújo, Carolina Deslandes, Caamaño&Ameixeiras e Mondra completam o pódio musical da nona edição dos prémios aRi[t]mar

Os artistas que subiram ao pódio graças aos votos do público foram, em Portugal, Miguel Araújo com o tema Sagitário (segundo lugar), e Carolina Deslandes (terceiro lugar), que concorreu ao prémio pela sua Saia da Carolina. Na Galiza, o segundo e terceiro lugares foram: Caamaño&Ameixeiras, graças ao seu Ai de Min, e Mondra, com Ardén.

aRi[t]mar é um projeto didático cultural inicialmente desenvolvido pela Escola Oficial de Idiomas de Santiago de Compostela pertencente à Xunta de Galicia, que visa divulgar a música e a poesia galego-portuguesa atual, e aproximar a cultura e língua dos dois países no quadro do desenvolvimento da Lei Valentín Paz-Andrade para o aproveitamento do ensino do português e vínculos com a Lusofonia.

Related Article