“Amália por Cuca Roseta” é o novo disco de Cuca Roseta, que neste novo trabalho discográfico homenageia a maior voz do fado, Amália Rodrigues.
O álbum, com selo Sony Music, conta com temas, como: “A Lágrima”, musicado por Carlos Gonçalves, e “Estranha Forma de Vida”, interpretado na melodia do Fado Bailado, de Alfredo Marceneiro. Inclui ainda duas marchas, a do Centenário, uma criação de Maria Clara, em 1940, que Amália gravou, e uma “Marcha da Mouraria”.
Do alinhamento fazem ainda parte “Ai, Mouraria”, “Fado Malhoa”, “Fadista Louco”, “Vagamundo”, “Com Que Voz” e “Barco Negro”.
Cuca Roseta tem estado a percorrer o país de autocarro para levar esta música de Amália às janelas dos portugueses, sendo acompanhada pelos seus músicos; Mário Pacheco, Luis Guerreiro e Sandro Costa, na guitarra portuguesa, Diogo Clemente, na viola, Marino de Freitas, na viola baixo, e Ruben Alves, ao piano.
“Lágrima”, teria de ser sempre o primeiro single deste disco. É um tema que sempre me disse muito. Um tema que sempre mexeu comigo, que sempre me emocionou e que me faz viver todas as melhores memórias da minha vida.
O tema “Lágrima” foi composto por duas das pessoas que mais admiro na arte: Amália Rodrigues que escreveu a letra e o guitarrista Carlos Gonçalves que fez a música. É para mim também, um dos temas mais fortes e notáveis do fado.
Com este single, quis dar a minha interpretação, “vestir” o tema de “mim”, na versão mais minimalista e possante possível, tendo tido o prazer de ter sido acompanhada da melhor forma, pela brilhante cumplicidade e genialidade do pianista Ruben Alves.
É com “Lágrima”, single do meu novo disco “Amália por Cuca Roseta”, que inicio o meu agradecimento pessoal a Amália Rodrigues e a toda a sua obra, que fez e fará sempre parte da minha vida no fado, independentemente do meu caminho.” – Cuca Roseta