Home   /   Sem categoria  /   Festival Caixa Alfama: Tributo a Fernando Maurício
Festival Caixa Alfama: Tributo a Fernando Maurício

Porque o Fado sabe dar nota glorificadora aos seus maiores intérpretes, também o Caixa Alfama destinará uma noite para homenagear um dos maiores nomes do género mais luso: Fernando Maurício. O momento especial será apresentado por Tony Loreti, um sábio conhecedor da obra e do legado de Fernando Maurício, e há muito organizador na Mouraria de uma tarde de fados, em sua memória.

Fernando Maurício foi um dos mais sui generis fadistas, com um jeito e timbre únicos e muito característicos. Nascido na Mouraria, começou a cantar aos 8 anos, tendo, mais tarde, passado por ilustríssimas casas de fado como o Café Luso, Adega Machado, casa típica O Faia, Nau Catrineta, a Kaverna, entre outras. Não editou muitas vezes, mas o seu nome foi ouvido em espectáculos além fronteiras, nomeadamente no Luxemburgo, Holanda, Inglaterra, Canadá e Estados Unidos. Lançou alguns discos com Francisco Martinho e participou em várias colectâneas de fados. Cantou na rádio e participou nos primeiros programas da RTP experimental. Sempre ligado ao seu bairro, a sua personalidade foi marcada pela simplicidade e genuinidade. Avesso a grandes homenagens, recebeu ainda em vida alguns prémios de monta, como o Prémio da Imprensa (1969) e os Prémios Prestígio e de Carreira da Casa da Imprensa (1985/1986). Em Maio de 2001, no Coliseu, foi agraciado pelo Presidente da República, com a Comenda da Ordem. Faleceu em 2003, deixando uma herança inefável mas que ressoa nas vozes e no modo de muitos fadistas da actualidade.

Alguns deles, os mais próximos de Fernando Maurício, cantarão muitos dos fados que imortalizou, numa noite que o Caixa Alfama tratará de deixar gravada na memória de todos. Vão ser 6 as vozes que ecoarão em Alfama. A saber: Fernando Jorge, vencedor da Grande Noite do Fado, em representação do Grupo desportivo da Mouraria, em 1983, admirador e grande amigo de Maurício; Jaime Dias, desde miúdo muito próximo de Fernando Maurício, e que, tal como Fernando Jorge, ganhou a Grande Noite do Fado – a 10 de Junho de 1991… cantou ininterruptamente ao lado de Fernando Maurício durante 13 anos na Casa de Fados, “Os Ferreiras”; Conceição Ferreira também cantou com Maurício nos Ferreiras e na Casa de Fados “Cabacinha”; Vítor Miranda, desde criança, pela mão de sua mãe, sempre junto de Maurício, é um dos seus mais acérrimos defensores, e também referência para a nova geração de fadistas; Ana Maurício, sobrinha do mestre, ganhou por duas vezes a Grande Noite do Fado, uma vez enquanto Juvenil (1985), mais tarde enquanto sénior (1995); Luís Duarte, tem apenas 20 anos, nunca conheceu Maurício mas deve-lhe a paixão pelo Fado.

Tributo a Fernando Maurício no Caixa Alfama, numa noite onde as emoções estarão ao rubro, numa homenagem justa a um dos ícones maiores do Fado.

Tags

Related Article
Banner de Consentimento de Cookies by Real Cookie Banner