A Primavera, estação da 1ª Edição do Caixa Ribeira, já chegou, e com ela chegam também novas confirmações para 2 dias de celebração do Fado e da Ribeira do Porto.
Alentejano, António Pinto Basto desde cedo que se afeiçoou às coisas da música, começando a cantar em festas particulares desde a adolescência. Em 1988 gravou o seu primeiro LP, “Rosa Branca”, um êxito brutal que antecedeu os dois seguintes, “Maria” e “Confidências à Guitarra”, que colocaram António Pinto Basto no topo da música nacional, posição que mantém até aos dias de hoje. Com mais de 40 anos de Carreira, vem ao Caixa Ribeira cantar os seus grandes êxitos.
Aos 18 anos Rodrigo já fazia sucesso em programas de Televisão com o seu grupo “Os Cinco Reis”. Foi para França, mas rapidamente voltou puxado pela sua paixão pela música, e até hoje já gravou trinta e seis LPs, na sua maioria discos de ouro, o que comprova bem o sucesso das suas composições. Divulgador do Fado um pouco por todo o mundo, terá no Caixa Ribeira mais um palco de peso.
Rosita é outro dos nomes confirmados. Começou cedo no teatro, mas era na voz que tinha toda a sua estrelinha. Entra no Coro do Clube Ferriano do Porto e chama de imediato a atenção do Maestro Resende Dias que a levou para a Emissora Nacional. A partir daí não mais parou. Conta com várias edições na sua carreira, com composições de grandes nomes da música nacional como José Cid – que com José Guimarães escreveram “Olá Lisboa” um dos principais êxitos da artista – António Sala, Tozé Brito, entre outros. Gaiense de gema e ‘Tripeira’ por afinidade, como gosta de se assumir, estará também no Caixa Ribeira.
Os três juntam-se à já anunciada Florência para completar o cartaz do palco da Escadaria da Igreja de São Francisco, o palco Festival.