Júlio Resende é um dos pianistas nacionais mais prestigiados.
O seu último disco – Amália por Júlio Resende – recebeu CHOC DISC*****5 Estrelas pela prestigiada revista francesa CLASSICA, que classifica os melhores músicos e instrumentistas do Mundo.
Começou a tocar aos 4 anos e o seu talento desde logo foi notado. Nunca gostou de tocar peças onde não pudesse improvisar e ainda que ligado à improvisação e composição, nunca esqueceu as suas raízes. Basta ouvir por exemplo “Filhos da Revolução” do seu primeiro disco ou “Silêncio – for the Fado”. Decidiu fazer um disco a solo “a partir do solo que piso, o disco mais pessoal possível”, diz Resende.
Sob o mote Fado & Further, Júlio Resende fará a abertura da Temporada de Músicas do Mundo 2014/2015 da Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa.
Depois de Amália por Júlio Resende, também aclamado internacionalmente pela MONOCLE britânica, o músico inaugura um novo projecto que para além da performance a solo (“uma solidão imensa”, diz Resende) integrará também algumas vozes brilhantes de Portugal e de “nuestros hermanos” de Espanha. Para este concerto contará com a participação especial de duas poderosas forças ibéricas – Gisela João e Sílvia Pérez Cruz.
Nas palavras de Júlio Resende, “a Península Ibérica não se pode queixar das suas construções musicais, pois possui dois dos patrimónios imateriais mas belos e viscerais da música, o fado e o flamenco. O mundo render-se-á ao amor com que estas figuras femininas cantam, como já o fez pela nossa Amália.
O concerto do dia 11 de Setembro na Fundação Calouste Gulbenkian irá contar com Gisela João e Sílvia Pérez Cruz na voz. Os bilhetes custam 15€.
# Próximos concertos
» 11 Setembro, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugal | 13 Setembro, Alcobaça, Portugal
» 20 Setembro, Caixa Alfama, Lisboa, Portugal | 3 Outubro, Centro de Artes Casa das Mudas, Madeira, Portugal
» 4 Outubro, Vila Real, Portugal | 18 Outubro, Mérida, México | 20 Outubro, Monclova, México
» 21 Outubro, Piedras Negras, México | 24 Outubro, Festival Internacional Cervantino, Guanajuato, México
» 22 Novembro, Torres Vedras, Portugal | 29 Novembro, Ponta Delgada, Açores, Portugal
Siga-nos no Facebook e no Twitter.