Os Bússola apresentam-nos o seu primeiro registo, composto por cinco temas. Os temas apresentam um mapa de amores e dissabores passados onde o registo intimista marca o norte desta Bússola. Num universo folk, com alma de voz e na guitarra acústica e corpo feito com arranjos de acordeão, contrabaixo, bateria e guitarra eléctrica, os Bússola estreiam-se no outono com músicas que parecem cruzar o verão com o inverno.

O que me motivou a formar Bússola foi um conjunto de canções na guitarra que achei que faziam sentido trabalhar como banda
1. Pedro, antes de formares a banda Bússola já compunhas temas para videojogos. O que te levou a formar uma banda?
Bússola foi o regresso aos projectos de palco ou bandas. Há cerca de 6 anos que tinha desistido de trabalhar num formato de banda. Decidi empenhar-me na composição a solo tentar profissionalizar o gosto que tinha em compor música. Foi nestes termos que surgiu a oportunidade e o primeiro trabalho na área dos videojogos. O que me motivou a formar Bússola foi um conjunto de canções na guitarra que achei que faziam sentido trabalhar como banda.
2. Os restantes elementos que integram a banda vem de outros projetos musicais. Como chegaste até eles?
Existem muitas bandas que se formam entre amigos, contudo não foi bem esse o caso com Bússola. É claro que hoje somos todos amigos, mas na altura não nos conhecíamos assim tão bem. Para formar este projecto, fiz uma pequena maquete com 4 ou 5 temas que depois lhes enviei a alguns músicos. Felizmente eles gostaram e aceitaram formar este projecto.~
3. Começaram por compor o tema “Come Home” para a compilação Leiria Calling, que vos valeu a eleição para Novos Talentos Fnac e várias menções e elogios na imprensa nacional e até internacional. Essas distinções foram o ponto de partida para compor outras coisas e pensar num disco?
O plano inicial era gravar uma demo de 4 temas, mas as coisas não correram bem assim. Com o Leiria Calling e Novos Talentos Fnac começamos a receber diversos convites para concertos. Decidimos então trabalhar no sentido de ter repertório para tocar ao vivo, e deixar as gravações para depois.
4. Falem-nos um pouco deste vosso primeiro disco. Como o definem?
Penso que ilustra bem o início de Bússola. “Come Home” e “Uneasy” são mesmo as primeiras músicas que acabamos. Não é fácil encontrar uma definição para o disco mas estamos muito orgulhosos deste nosso primeiro trabalho.
«Temos planeado o lançamento do álbum para o ano»
5. Este EP é um “cheirinho” de um álbum que podem vir a lançar para o próximo ano?
Sim, temos planeado o lançamento do álbum para o ano. Algumas das canções são da mesma “era” de “Come Home” ou “Uneasy” mas também temos coisas novas bem mais recentes que estamos ansiosos por gravar.
6. A nível de concertos de apresentação deste EP haverá novidades para breve?
Sim, estamos a marcar datas para concertos. Assim que possível divulgamos em www.facebook.com/BussolaBand
7. Curiosidade: porquê o nome Bússola?
Logo no início tínhamos prometido um showcase no festival “há música na cidade”. A algumas semanas do concerto, Bússola era o nome que mais votos reunia entre nós. Achamos que o conceito, não no sentido geográfico, mas no sentido emocional, ou de orientação de vida se encaixava com as músicas e com a mensagem das primeiras músicas.
8. Que ambições tem para o futuro dos Bússola?
A maior ambição é sempre de que a nossa música ser apreciada pelas pessoas. Acho que no final, e depois de dares tanto de ti, não existe recompensa mais importante do que sentires que existem pessoas que se identificam na tua música.
+ There are no comments
Add yours