Home   /   Sem categoria  /   Faleceu o guitarrista Sidónio Pereira
Faleceu o guitarrista Sidónio Pereira

Faleceu hoje – 5 de março – o guitarrista Sidónio Pereira. O músico estava internado desde a semana passada no Hospital Santa Maria, vitima de acidente vascular cerebral.

Após ter sido transferido ainda durante a semana dos Cuidados Intensivos para um outro bloco do Hospital de Santa Maria (Lisboa), o seu estado clínico mantinha-se “reservado”.

Sidónio Pereira nasceu no Alentejo (Ademas-Santiago do Cacém), tem o seu primeiro contacto com a guitarra, aos 10 anos de idade. Autodidata, tem como referência Mestre António Chainho, seu conterrâneo. Começa a sua carreira musical participando e formando diversos grupos de musica rock nos anos 60/70, voltando ás suas origens (guitarra portuguesa) nos anos /80, fundando uma companhia de teatro musical (revista à portuguesa) em parceria com a famosa actriz Ivone Silva e mais tarde com Camilo Oliveira onde alem de produzir, compõe e toca em diversas peças.

Participa em diversos espetáculos pelo país e estrangeiro, acompanhando vários artistas famosos, entre os quais, Fernando Mauricio, Deolinda Rodrigues, António Mourão, Nuno da Câmara Pereira, entre outros. Participa em gravação de discos e programas de televisão. Grava o seu primeiro disco a solo em 1994, com o Título “Guitarra Portuguesa – Musica do país de Fernando Pessoa”, para a editora belga CaracolMusic, sua editora de sempre, tendo como produtor Timothy Hagelstein,e sendo apresentado oficialmente o seu disco em Cannes no Midem com excelente crítica da imprensa e do público.

Em 1998 edita “Atlanticidades” para a Expo98. Participa e cria com músicos espanhóis, Família Vargas, o projecto “Flamenfado”, primeira experiência séria de fusão entre o Fado e Flamenco, da qual resulta o disco “El Roce de las almas” apresentado ao vivo, com grande êxito em inúmeros concertos em Portugal e Espanha, bem como nas televisões dos dois países. Em 2006 é editado o CD “Best-off”, e em Janeiro/2010, foi editado o disco “FADOS A LA CARTE, apresentado oficialmente no MIDEM/2010 (Cannes).

Atualmente dividia-se em espetáculos, gravações e produção de discos. Era músico residente numa das mais famosas casas de Fado de Lisboa, dava aulas de guitarra portuguesa em várias academias de música. O seu estilo de tocar guitarra portuguesa é reconhecido como muito fadista, tradicional e moderno, puro e muito emotivo. O seu nome e a sua música foram incluídos no CD FADO – edição comemorativa, Fado Património da Humanidade – RTP/Ovaçao (2011) e encontra-se representado em várias coletâneas de fado no país e no estrangeiro.

Em Janeiro de 2012, Sidónio Pereira editou novo disco de originais,com o titulo,”Narraçao Exacta-Sidonio Pereira”, apresentado oficialmente no MIDEM/2012. Recentemente tinha sido distinguido pela Balcony TV Global/Nova York, como melhor vídeo show, com o tema “Fadinho de Alcaçer”.

O guitarrista liderava atualmente o projeto “Residências Fadistas no Povo Lisboa.

Fonte: http://www.portaldofado.net/

Tags

Related Article
Banner de Consentimento de Cookies by Real Cookie Banner