Login


Forgot password?
  • Início
  • Quem Somos
    • Queres Colaborar?
    • Publicidade
    • Parcerias
    • Política de privacidade
  • Contacto
  • Início
  • Quem Somos
    • Queres Colaborar?
    • Publicidade
    • Parcerias
    • Política de privacidade
  • Contacto
NOVOS TEMAS
  • Cara de Espelho - O Que Esta Gente Quer - letra - lyrics - cifra Cara de Espelho com novo single “O Que esta Gente Quer”
  • Afonso Rodrigues - Catarina Salinas - Um Amor Qualquer - letra - lyrics - cifra Afonso Rodrigues lança dueto com Catarina Salinas (Best Youth)
  • Elisa e Tiago Nogueira - Este Meu Jeito - LETRA - lyrics - cifra Elisa e Tiago Nogueira juntos em nova versão de “Este Meu Jeito”
  • Ricardo Ribeiro - Má Sorte - fadista - letra - lyrics - cifra Ricardo Ribeiro lança o tema “Má Sorte” [LETRA]
  • Carolina de Deus - Depois do Pecado - LETRA - lyrics - cifra Carolina de Deus lança single “Depois do Pecado”[LETRA]
  • NAPA com Van Zee - Infinito - LETRA - lyrics - cifra NAPA apresentam “Infinito” com Van Zee [LETRA]
  • Silly - Labirinto - LETRA - lyrics - cifra Silly lança o novo tema “Labirinto” [LETRA]
  • DAMA - Terra da Maria - canção de Roberto Leal - letra - homenagem D.A.M.A lançam nova versão de “Terra da Maria”, canção de Roberto Leal
  • CONAN OSIRIS - Inês Monstro - Antídoto Inês Monstro regressa com “Antídoto” [LETRA]
  • Cristóvam - Novo single - Simplify - concertos de apresentação do novo disco Cristóvam lança “Simplify” e revela concertos de apresentação do novo disco
Home   /   Sem categoria  /   Faleceu o guitarrista Sidónio Pereira
Faleceu o guitarrista Sidónio Pereira

MIP 2014-03-05 0 comments 1802 view

Faleceu hoje – 5 de março – o guitarrista Sidónio Pereira. O músico estava internado desde a semana passada no Hospital Santa Maria, vitima de acidente vascular cerebral.

Após ter sido transferido ainda durante a semana dos Cuidados Intensivos para um outro bloco do Hospital de Santa Maria (Lisboa), o seu estado clínico mantinha-se “reservado”.

Sidónio Pereira nasceu no Alentejo (Ademas-Santiago do Cacém), tem o seu primeiro contacto com a guitarra, aos 10 anos de idade. Autodidata, tem como referência Mestre António Chainho, seu conterrâneo. Começa a sua carreira musical participando e formando diversos grupos de musica rock nos anos 60/70, voltando ás suas origens (guitarra portuguesa) nos anos /80, fundando uma companhia de teatro musical (revista à portuguesa) em parceria com a famosa actriz Ivone Silva e mais tarde com Camilo Oliveira onde alem de produzir, compõe e toca em diversas peças.

Participa em diversos espetáculos pelo país e estrangeiro, acompanhando vários artistas famosos, entre os quais, Fernando Mauricio, Deolinda Rodrigues, António Mourão, Nuno da Câmara Pereira, entre outros. Participa em gravação de discos e programas de televisão. Grava o seu primeiro disco a solo em 1994, com o Título “Guitarra Portuguesa – Musica do país de Fernando Pessoa”, para a editora belga CaracolMusic, sua editora de sempre, tendo como produtor Timothy Hagelstein,e sendo apresentado oficialmente o seu disco em Cannes no Midem com excelente crítica da imprensa e do público.

Em 1998 edita “Atlanticidades” para a Expo98. Participa e cria com músicos espanhóis, Família Vargas, o projecto “Flamenfado”, primeira experiência séria de fusão entre o Fado e Flamenco, da qual resulta o disco “El Roce de las almas” apresentado ao vivo, com grande êxito em inúmeros concertos em Portugal e Espanha, bem como nas televisões dos dois países. Em 2006 é editado o CD “Best-off”, e em Janeiro/2010, foi editado o disco “FADOS A LA CARTE, apresentado oficialmente no MIDEM/2010 (Cannes).

Atualmente dividia-se em espetáculos, gravações e produção de discos. Era músico residente numa das mais famosas casas de Fado de Lisboa, dava aulas de guitarra portuguesa em várias academias de música. O seu estilo de tocar guitarra portuguesa é reconhecido como muito fadista, tradicional e moderno, puro e muito emotivo. O seu nome e a sua música foram incluídos no CD FADO – edição comemorativa, Fado Património da Humanidade – RTP/Ovaçao (2011) e encontra-se representado em várias coletâneas de fado no país e no estrangeiro.

Em Janeiro de 2012, Sidónio Pereira editou novo disco de originais,com o titulo,”Narraçao Exacta-Sidonio Pereira”, apresentado oficialmente no MIDEM/2012. Recentemente tinha sido distinguido pela Balcony TV Global/Nova York, como melhor vídeo show, com o tema “Fadinho de Alcaçer”.

O guitarrista liderava atualmente o projeto “Residências Fadistas no Povo Lisboa.

Fonte: http://www.portaldofado.net/

Tags Sidónio Pereira

Facebook Twitter Google+ Pinterest Linkedin

Artigo Anterior

Bulllet preparam novo álbum | “Bubble” é o single de apresentação

Próximo Artigo

Mónica Ferraz ao vivo na Figueira da Foz este sábado
MIP
Related Article
Sem categoria
MIP
2015-05-04
Ana Bacalhau estreia-se no Brasil
Sem categoria
Made in Portugal
2015-04-29
Marta Hugon ao vivo no Fórum Cultural do Seixal
Sem categoria
MIP
2015-04-29
Agir apresenta “Leva-me a sério” na Praça Central do Colombo
  • Instagram
  • TikTok
Copyright © 2024 - Made In Portugal Musica
BESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswy
Go to top