“Hélder Moutinho: Um Fado na Mouraria” é o retrato de como o Fado exulta a transformação de quem o ouve. Espectáculo com a assinatura de um dos mais importantes poetas e Fadistas do século XXI, traz-nos o ambiente único de um dos bairros mais tradicionais de Lisboa, a Mouraria; a tradição das Casas de Fado; a espontaneidade do Fado Tradicional.
Hélder Moutinho é um dos poucos artistas de Fado que continua ligado às suas raízes do Fado tradicional, onde tudo começou quando ele era apenas uma criança. Este sentido de respeito, protecção e evolução natural levou Moutinho à criação de algumas das mais emblemáticas Casas de Fado em Lisboa.
Nos dias de hoje é responsável pela “Maria da Mouraria” Casa de Fado localizada na antiga Casa da Severa, a primeira grande estrela conhecida da História do Fado. Agora renascida como “Maria da Mouraria”, situa-se no coração do bairro da Mouraria, onde se diz que nasceu o Fado. A Mouraria é portanto inspiração maior para o novo espectáculo que Hélder Moutinho nos apresenta.
Em palco, a acompanhar o fadista vão estar Marco Oliveira (voz e viola de fado), Ricardo Parreira (guitarra portuguesa) e Ciro Bertini (baixo acústico).
Agenda:
23 Setembro: Sala Galileo Galilei, Madrid
24 Setembro: Gran Teatro Cáceres, Cáceres (Extremadura)
25 Setembro: Centro Niemeyer (Sala Club), Avilés (Asturias)
27 Setembro: Teatro Rosalía de Castro, A Coruña (Galiza)
“El Artista alcanzó el equilibrio entre passion y exquisitez. Helder Moutinho convirtió anoche la plaza Mayor en em Barrio Alto de Lisboa”
El Comércio de Gijon
“Moutinho actuo demonstrando fuerza y amor por la poesia que alberga su Fado”
La Voz De Asturias