Júlio Resende lançou “Fado Ethereum”, uma obra única em NFT que só poderá ser ouvida por uma só pessoa em todo o mundo.
Nas palavras do pianista, o “Fado Ethereum” é «a minha primeira e única obra em NFT, para um novo mercado de arte digital e da criptomoeda, e que compus em tempo real, ou seja, enquanto a tocava, tal como a vida se faz em tempo real, um pouco como fazer trapézio sem rede, misturando Real e Digital, que é hoje o fado do nosso dia-a-dia enquanto seres humanos».
Sobre esta obra, feita em ato num só momento, refere que «nunca mais conseguirei repetir esta obra, e também decidi que a mesma só poderá ser ouvida no seu todo por uma só pessoa no mundo. Como alguém que compra um quadro. Alguém colecionador, alguém amante, alguém possessivo, ou então alguém generoso que depois decida partilhá-la com todo o mundo, num museu, numa galeria, ou em sua própria casa, ou oferecer à pessoa de quem mais gosta, à pessoa amada. Mas isso já não me cabe a mim decidir nem decifrar, nem desencriptar. Eu apenas me lanço ao… Fado».
Sobre os NFT e a Criptomoeda, Júlio Resende refere ser «um mundo fascinante. Um mundo cheio de laivos de génio e de louco. E nessa medida muito parecido ao mundo da arte: porque a base de qualquer arte é a sua criptologia. A obra de arte que for decifrada por completo deixa de ser obra de arte. Se já não tem mistério, já deu todas as respostas, então já não é arte. Em paralelo com a Criptomoeda, o valor da obra de arte não é dado por si mesma mas sim por quem a vê, ou escuta, ou toca, por quem decide o quanto quer oferecer, ou seja, o quanto quer “dar de si”, para poder ter uma relação com essa obra de arte, como por exemplo, uma relação passional, amorosa, conjugal, extraconjugal, erótica, fantasiosa, misteriosa, ou outras, com essa obra de arte. A razão de ser da Criptomoeda é baseada nessa simples e velha formulação: “eu valho o que tu decidires dar por mim, nem mais, nem menos”. Para esta minha obra em NFT, vou lançá-la ao Éter/Ether – ao valor de 1 Ethereum – e depois seja o que o que o Fado quiser».
O primeiro NFT do pianista está listado na OpenSea, plataforma de NFT, e pode ser licitado por qualquer pessoa, contendo também um artwork do designer da WOLT, Francisco Freitas. O preço base de licitação é de 1 Ethereum e o leilão decorre durante 1 mês. O vencedor irá ter acesso à música “Fado Ethereum” completa (09m20s) em MP3 320KBps, o ficheiro de áudio Master em WAV 24 Bit/44100 Hz bem como um videoloop em 4K que poderá servir para efetuar o display da obra numa galeria de arte.
Acede aqui para aceder à licitação da obra “Fado Ethereum” de Júlio Resende.