“STRETCH” é o nome do 5.º álbum de Minta & The Brook Trout. Um lançamento esticado entre dois verões: desde julho de 2024, quando saiu ‘Cantaloupe’, o primeiro single, a setembro de 2025, quando será finalmente editado como um todo.

Pelo meio saíram ‘Random Information’, com um requintado vídeo da autoria de Miguel Bonneville, agora nomeado para as Curtas de Vila do Conde na categoria de Melhor Vídeo Musical, e ‘Please Make Room For Me Please’, dueto com a cantautora norte-americana Shelley Short.
Para completar o ciclo iniciado no verão passado e celebrar uma volta ao sol do primeiro single “Cantaloupe”, é agora estreada em vídeo uma versão ao vivo nos estúdios louva-a-deus, tocada por todos os elementos da banda: Francisca Cortesão, Mariana Ricardo, Margarida Campelo, Tomás Sousa e Afonso Cabral.
Sobre STRETCH
STRETCH é uma palavra elástica, dentro da qual cabem, cada uma à sua maneira, as ideias das canções deste 5.º disco de Minta & The Brook Trout e o processo de gravação e composição que lhe deram origem.
STRETCH porque se prolongou ao longo do tempo. “Fui compondo, fomos ensaiando, fomos gravando, fomos lançando as músicas, fomos mudando de ideias acerca de arranjos, estruturas. Até acerca do nome da criatura. Quando começámos o processo de ensaiar a gravação das primeiras quatro canções que vieram a fazer parte deste disco era de todo impossível imaginar o todo que agora se completa”, reflete Francisca Cortesão sobre o processo de criação deste álbum.
A própria banda estica e encolhe, sem nunca perder o que faz dela o que ela é, aos já habituais Francisca Cortesão, Mariana Ricardo, Margarida Campelo e Tomás Sousa, juntou-se Afonso Cabral desde os concertos de lançamento de Demolition Derby, lançado em 2021. Nestas gravações juntam-se também duas convidadas norte-americanas: Shelley Short em ‘Please Make Room For Me Please’ e Tamara Lindeman (The Weather Station) em ‘Born To Be Mild’- tema por lançar.
As restantes canções estão ao virar da esquina, e a 5 de setembro juntam-se, embrulhadas numa capa ilustrada por José Feitor que em breve será apresentada.
STRETCH será apresentado ao vivo pela primeira vez a 18 de setembro no B.Leza em Lisboa. A bilheteira já está disponível aqui.