Já foram reveladas as 16 canções, bem como os respetivos intérpretes, que concorrem à edição de 2026 do Festival da Canção.

Foi também anunciado as datas das duas semifinais e quem atua em cada uma delas; a primeira semifinal é a 21 de fevereiro e a segunda a 28 de fevereiro – das quais serão apurados 10 canções para a final, a realizar-se a 7 de março da qual sairá a canção que representará Portugal na Eurovisão 2026.
Na primeira seminfinal irão atuar; as Agridoce, que vão interpretar Onde Quero Estar, André Amaro, com Dá-me a Tua Mão, Bateu Matou, que apresenta Nos Teus olhos, Dinis Mota, que traz Jurei, Djodje e Mário Mata, que mostram Pertencer, Evaya, com Sprint, Marquise, que trazem a Chuva, e Nunca Mates o Mandarim, que apresentam o Fumo.
Na segunda semifinal atuam; os Bandidos do Cante tocam a Rosa, para depois a Cristina Branco, autotora da letra, dar a conhecer a Canção do Querer, interpretada por João Ribeiro. De seguida, Francisco Fontes leva a palco a canção Copiloto, Gonçalo Gomes mostra a Doce Ilusão, Inês Sousa apresenta Um Filme ao Contrário, Jacaréu e Ana Margarida dão vida a Opinião, Rita Dias dá a conhecer a canção Não Tem Fim, interpretada por Silvana Peres, e, por fim, Sandrino garante que vai estar Disposto a Tudo em palco.
As canções do Festival da Canção 2026
AGRIDOCE – Onde Quero Estar
André Amaro – Dá-me a Tua Mão
Bandidos do Cante – Rosa
Bateu Matou – Nos Teus Olhos
Dinis Mota – Jurei
EVAYA – Sprint
Francisco Fontes – Copiloto
Gonçalo Gomes – Doce Ilusão
Inês Sousa – Um Filme ao Contrário
Jacaréu e Ana Margarida – O-pi-ni-ão
João Ribeiro – Canção do Querer
Mário Marta – Pertencer
Marquise – Chuva
Nunca Mates o Mandarim – Fumo
Sandrino – Disposto a Tudo
Silvana Peres – Não Tem fim
Novidade: O público vai poder assistir ao vivo
A edição deste ano será apresentada por Vasco Palmeirim na primeira semifinal e na final, Filomena Cautela na segunda semifinal e na final, e ainda Catarina Maia e Alexandre Guimarães nos três eventos, de acordo com a RTP.
Além dos intérpretes e das canções, o Festival da Canção revelou que as duas semifinais e a final do concurso vão contar com a presença de público.
Ao todo, estarão disponíveis cerca de 500 lugares, e os interessados deverão inscrever-se a partir de 1 de fevereiro para garantir a presença nos estúdios da Valentim de Carvalho, em Paço de Arcos. Todas as informações sobre as inscrições serão partilhadas nas contas do Festival da Canção nas redes sociais.