Home   /   Notícias  /   Reportagem | Ouviu-se o fado de Carla Pires no CCB
Reportagem | Ouviu-se o fado de Carla Pires no CCB

carla pires - ccb

Carla Pires actuou no passado sábado no pequeno auditório do Centro Cultural de Belém, acompanhada por Guilherme Banza na guitarra portuguesa, Pedro Pinhal na viola de Fado, e Jorge Carreiro no contrabaixo e na viola baixo.

Poucos minutos passavam das nove horas da fria noite de novembro, quando as luzes se apagam, deixando-se apenas brilhar por instantes a luz de uma vela pousado sobre uma pequena mesa no palco. Os músicos entram, iniciam o tocar da melodia para Carla Pires começar o seu concerto com “Trago Fados nos Sentidos” (Amália Rodrigues/Fontes Rocha). Seguiram-se “Voar Alto” (Paulo Abreu Lima/Carla Pires), “Cavalo à Solta” (Ary dos Santos/Fernando Tordo), “Cacilheiro”, “Meu Amor, Meu Amor (Meu Limão de Amargura)”.

No concerto no qual revisitou os temas que fazem parte do seu reportório e dos seus dois primeiros álbuns “Ilha do Meu Fado” (2005) e “Rota das Paixões” (2011), a fadista aproveitou também para levantar a ponta do véu sobre o seu novo disco. Revela que será editado em Fevereiro do próximo ano, que terá como título “Aqui”, e introduz também dois dos temas que integrarão o seu terceiro álbum a solo, “Se Lisboa Sonhasse” (de José Manuel Coelho,)e “Noites Perdidas” ( de Carla Pires, Carlos Leitão e Pedro Pinhal). “Aqui”, como Carla Pires indica refere-se a Lisboa, ou a qualquer lugar onde cante e se sinta o seu Fado.

Carla Pires - CCB - 2015

Este concerto da fadista contou ainda com a participação especial da bailarina São Castro embelezando assim “Aprende o meu coração”, de Rosa Lobato de Faria e Mário Pacheco, e também a introdução de “Traz Outro Amigo Também” de Zeca Afonso, artista que Carla foi habituada a ouvir desde pequena, pelo pai. Para além destes momentos, destaque ainda para a interpretação do tema “Canción de Las Simples Cosas”, tema que a fadista cantou também certa vez num evento dedicado e em homenagem à cantora Mercedes Sosa.
No auditório do CCB foi ainda possível escutar temas como “Rota das Paixões”(Tiago Torres da Silva/António Neto), “No teu Poema” (José Luis Tinoco), “Mãe Negra” (Alda Lara/Paulo de Carvalho) e “Canção do Vento e da Terra” (José Manuel Coelho).

O público que ao longo do concerto se conteve demasiado, quase não demonstrando em aplausos o quanto estava a apreciar o belo concerto apresentado pela fadista e músicos, surpreendeu no final, imediatamente antes do encore, com aplausos, gritos de incentivo, de agradecimento e a pedir por mais Fado de Carla Pires, que logo regressou ao palco com os músicos para o encore, e com mais e fortes aplausos termina então este concerto de reafirmação de Carla Pires enquanto fadista e de apresentação do seu novo trabalho, que promete surpreender-nos. A não perder, em Fevereiro!

carla pires - ccb - músicos

Entretanto, poderemos escutar Carla Pires na Adega Machado, no Bairro Alto.

Texto e fotos: Márcia Filipa Moura

 

Related Article
Banner de Consentimento de Cookies by Real Cookie Banner