The Black Mamba lançam “Lost in London”, o novo disco gravado ao vivo nos míticos Abbey Road Studios

Estimated read time 3 min read

The Black Mamba lançaram o novo álbum Lost in London, que marca a celebração dos 15 anos de carreira da banda. Gravado ao vivo nos lendários Abbey Road Studios, em Londres, o álbum revisita algumas das canções mais emblemáticas dos quatro discos do grupo, agora reinventadas num registo live-on-tape e intimista.

Em Lost in London, The Black Mamba não estão apenas a revisitar o seu repertório mas a revivê-lo num espaço carregado de história. O disco resulta numa síntese de 15 anos de gravações de estúdio e de estrada: sofisticado mas visceral, global na linguagem do soul, funk e blues mas inconfundivelmente português. É um registo que os coloca na peugada dos que pisaram Abbey Road antes deles, ao mesmo tempo que consolida, em definitivo, a sua identidade.

No total, 9 temas ganham nova vida em Lost in London. Do disco de estreia, homónimo (2010), “It ain’t you” recorda-nos como a soul e a intensidade emocional desde cedo definiram a identidade da banda. “Ride the Sun”, do segundo álbum, Dirty Little Brother (2014), é um hino à energia vital e à esperança que acompanham o nascer do sol. Do terceiro disco de originais, The Mamba King (2019), são recuperadas quatro grandes canções: “She”, single de apresentação de Lost in London, uma balada intensa e emotiva sobre amor e vulnerabilidade; “Slow It Down”, um convite à pausa e à introspeção; “Grey Eyes”, um retrato poético de memórias e afetos que resistem ao tempo; e “DFA”, o tema que fecha o disco em modo catártico. Do mais recente Last Night in Amsterdam, a escolha recai em três temas que não podem faltar nos alinhamentos dos concertos: “Love Is Dope”, groove contagiante que celebra o poder transformador do amor; “Sweet Amsterdam”, uma viagem musical pelas ruas da cidade e “Crazy Nando”, uma explosão festiva, cujo video original, realizado em período de confinamento da COVID-19, é um verdadeiro manifesto libertário como resposta ao período de distanciamento social causado pela pandemia.

Gravado num dos estúdios mais icónicos da história da música, por onde passaram artistas como The Beatles, Pink Floyd, Radiohead, Kate Bush ou Kanye West, Lost in London representa a entrada dos The Black Mamba nessa linhagem de grandes nomes, reforçando o estatuto da banda como um dos projetos musicais portugueses de maior impacto internacional.

O lançamento de Lost in London está a ser acompanhado pela projeção em três cinemas NOS, de um documentário que reúne imagens de bastidores, histórias de estrada e as gravações nos Abbey Road Studios. O Cinema NOS Norte Shopping apresenta hoje, no Porto, a última destas três sessões, depois da estreia em Lisboa, no Cinema NOS Vasco da Gama e da passagem por Coimbra, no Cinema NOS Alma Shopping. A banda estará presente neste último visionamento, realizando um Meet & Greet aberto a todos os fãs, antes do início de cada sessão.