Home   /   Notícias  /   Biografia – Zé Perdigão
Biografia – Zé Perdigão

Zé Perdigão, Filho de Pai transmontano e mãe minhota, José Salgado da Silva Perdigão nasceu na Vimaranense freguesia de Fermentões. Ai cresceu, bem no seio de um ambiente cultural: Centro Cultural e Recreativo de Fermentões, Orfeão Litúrgico Coral de Fermentões, Associação dos Escuteiros de Portugal, Corpo Nacional de Escutas, cuja a influência foi decisiva para a sua vida.

Nos anos 90 vence por várias vezes o Festival “Guimarães a Cantar”. Integrou vários projetos musicais e bandas Pop/Rock para sobreviver na música, factores que foram decisivos para a escolha do “caminho a seguir”.

BIOGRAFIA – Zé Perdigão

Em 2008 a convite do produtor José Cid é gravado e editado o seu primeiro disco “Os Fados do Rock” que recebe os mais rasgados elogios dos media e tem grande aceitação por parte do público.
Zé Perdigão é convidado pelo músico, cantor, compositor e autor Francisco Ribeiro- membro fundador dos Madredeus, a gravar a voz juntamente com Tanya Tagaq, Filipa Pais e Natália Casanova no disco Desiderata – “A Junção do bem” acompanhado pela Orquestra Nacional do Porto sob a direcção do Maestro Mark Stephenson.
É por esta altura que Zé Perdigão começa a pisar os grandes palcos, em 2009 é convidado a fazer a primeira parte de José Cid no Campo Pequeno, tendo sido muito bem aceite pelo público presente, aceitação que lhe garante o convite para fazer a primeira parte da digressão europeia do internacional artista “Michael Bolton”, em Janeiro de 2010 no Coliseu dos Recreios.

zé-perdigão-biografia-3

Zé Perdigão

Em 2010/2011 faz uma digressão por várias cidades do País, com o concerto Zé Perdigão & Outros Fados.
Em 2011/2012 entra em estúdio a gravar o trabalho discográfico “Sons Ibéricos” com o seu Produtor José Cid e músicos como Pedro Jóia, Ângelo Freire, Amadeu Magalhães, entre outros.
Em 2012 participa no espetáculo “Variações “ dando voz àahomenagem da Obra de António Variações.
Faz uma digressão nacional Piano&Voz – Concerto “Visitar” com o pianista e compositor André Varandas, com temas dos saudosos José Afonso e Adriano Correia de Oliveira, apresentando-se em vários festivais internacionais, auditórios e teatros nacionais.

Em Outubro de 2012 parte para o Chile convidado pelo Maestro Júlio Ortiz e embaixada de Portugal, para cantar os seus temas com a Orquestra de Cordas de Santiago do Chile (Escuela Moderna).

Zé Perdigão
Novembro e Dezembro de 2012 | Argentina, Chile e Uruguai

Com uma formação musical mesclada entre músicos sul americanos e portugueses, o caso do bandoneon do chileno Jorge Prado, a guitarra do cantautor Uruguaio Andres Stagnaro, o piano do seu companheiro de viagem o português André Varandas, as percussões e voz do equatoriano Max Berrú, o folkclore sul americano de Jorge Coulon fundador do grupo Inti Illimani, faz 17 concertos com os seus temas e algumas adaptações dos seus temas em espanhol.
Passa por países como Chile, Argentina e Uruguai apresentando-se nas melhores salas, sempre com lotação esgotada e com a atenção internacional merecida.

Zé Perdigão & Sons Ibéricos faz a ante estreia do novo trabalho discográfico Sons Ibéricos na Capital europeia da Cultura Guimarães 2012.

Related Article