Home   /   Notícias  /   Benjamim: “Auto Rádio” é uma «coleção de memórias e histórias» [entrevista]
Benjamim: “Auto Rádio” é uma «coleção de memórias e histórias» [entrevista]
A 18 de setembro chega às lojas o álbum “Auto Rádio” de Benjamim, do qual já é conhecido o single “Os teus passos”. Em entrevista o músico desvendou-nos um pouco mais deste disco que tem sido muito elogiado pela imprensa nacional. 

Já não és o Walter Benjamin, agora és somente Benjamim. Porque esta alteração?
Porque agora escrevo canções em português e achei que o nome antigo se tornava desajustado. Optei pela versão portuguesa do apelido.

Nunca tinha escrito canções em português

Apresentas-nos o disco ‘Auto Rádio’ que já foi considerado por alguma imprensa nacional como um dos melhores discos do ano. Esperavas tão bom feed-back?
Não… Estava mesmo nervoso até sair a primeira crítica. O parto de um disco é sempre uma coisa difícil, ainda para mais nunca tinha escrito canções em português. Acho que não criei grandes expetativas em relação à crítica.

Fala-nos um pouco das músicas que integram este novo álbum.
São todas bastante diferentes e falam de coisas muito díspares. É uma coleção de memórias e histórias que quis deixar num álbum. Isto também é um disco de exploração da escrita em português e da procura de novas sonoridades para esse universo.

De que influências te serviste para a composição dos temas?
Muitas, muitas coisas. Mas a minha maior influência foi voltar a viver em Portugal.

O que te fez voltar a escrever em Português?
A decisão em mudar a língua foi a necessidade de refletir sobre tudo o que se passa hoje em dia com a minha geração, que é muita coisa, e isso só pode ser feito na nossa língua.

A reação do público também nos surpreendeu

Como correu a “volta a Portugal” em ‘Auto Rádio’? Houve algum concerto em particular que te tenha marcado?
Correu mesmo bem, não nos chateámos e os concertos correram bem no geral. A reação do público também nos surpreendeu, é complicado falar só num concerto. Houve muitos momentos que foram especiais por razões diferentes. É um país do caraças para se tocar!

Nas viagens para os concertos a tua carrinha Volkswagen portou-se sempre bem?
A Volkswagen esteve impecável durante a viagem toda. Quando fomos ao Piódão enganámos-nos no caminho e fomos parar a uma estrada de terra batida no topo da serra e eu pensava que ia furar os pneus por causa do peso do equipamento todo… Sobrevivemos! Mas agora vou precisar de trocar a embraiagem e solucionar o ruído intenso que o carro faz quando viro para a direita. Foram 5675kms e muito peso.

A 26 de setembro atuas na Galeria Zé dos Bois no concerto de lançamento de ‘Auto Rádio’. O que podemos esperar deste concerto? Haverá convidados especiais?
Vai ser uma festa e uma emoção enorme poder apresentar este disco ao vivo em Lisboa pela primeira vez com banda completa. Temos convidados sim, mas isso fica para cada um descobrir. O importante é poder partilhar estas canções com músicos mesmo talentosos e com as pessoas que nos vierem ver.

Até onde anseias levar o teu ‘Auto Rádio’?
Até onde o carro nos levar e as pessoas nos quiserem ouvir.

Related Article