Existe um bom motivo para se verificar o crescimento das plataformas de streaming de música em Portugal. De acordo com os dados do estudo Bareme Internet 2021, 4,453 milhões de portugueses com 15 ou mais anos afirmam ouvir música online. No total, o número representa 52% do universo analisado deste estudo da Marktest.
Nos últimos 30 dias do estudo, os dados dão a conhecer que esta prática foi adotada por 92,8% dos jovens entre os 15 e os 24 anos. Em contrapartida, na faixa etária acima de 64 anos, o valor ronda os 9,1%.
Em termos de classe social, o mesmo estudo revela dados interessantes. Por um lado, as classes mais elevadas são as que mais têm preferência por ouvir música online. Destaca-se, portanto, a classe alta, com 83,3%. No que diz respeito à classe baixa, o valor desce para 19,7%.
Quais são as 5 melhores plataformas de streaming de música?
Certamente que no seu dia a dia costuma ouvir música. Por isso mesmo, é capaz de conhecer algumas das plataformas de streaming de música da lista. Contudo, isso não o impede de conhecer novas opções que, quem sabe, poderão conquistar as suas preferências.
Na sua maioria, as sugestões desta lista apresentam opções gratuitas, ou com a opção de visualizar anúncios, com algumas limitações. Nesse sentido, em muitos casos as opções pagas poderão ser interessantes para quem, por exemplo, pretende ouvir música sem ser interrompido com anúncios publicitários.
Nos casos das versões pagas, existe a possibilidade de associar cartões bancários. Além de ser uma opção segura, é muito prática, permitindo-lhe o acesso a funcionalidades que, certamente, serão do seu agrado.
Damos-lhe o exemplo dos cartões de crédito UNIBANCO, marca pertencente à Instituição Financeira de Crédito UNICRE, que além da adesão 100% digital e sem anuidade, oferecem o crédito do valor da oferta em Cashback até 200€ de volta nos pagamentos realizados nos primeiros 12 meses.
1. YouTube Music, uma das plataformas de streaming de música mais populares
Atualmente, o YouTube Music já ultrapassou o Spotify, algo que pode ser explicado a vários fatores. Um deles é a possibilidade de os utilizadores terem acesso às suas músicas preferidas. Outra possível explicação é o facto de existir a oportunidade de reproduzir vídeos offline, incluindo os videoclipes.
Além de músicas e videoclipes musicais, existe a possibilidade de ouvir artistas que fazem covers das suas músicas preferidas.
Em suma, o que distingue esta das restantes plataformas de streaming de música é a possibilidade de ter acesso ao áudio e ao vídeo.
2. Spotify
Esta está longe de ser das plataformas de streaming de música mais utilizadas na atualidade. No entanto, apresenta algumas funcionalidades interessantes, sobretudo na versão paga.
Além de ser possível ouvir os principais hits musicais, no Spotify pode ouvir vários artistas que publicam as suas músicas independentes na plataforma. Assim, conseguem expor o seu trabalho e serem remunerados pela plataforma. Como? Quanto mais pessoas ouvirem os seus trabalhos, mais eles podem receber.
Outra função interessante é a possibilidade de descarregar as suas músicas preferidas para ouvir offline. Deste modo, consegue poupar dados móveis.
3. Apple Music
Uma concorrente direta do Spotify é a Apple Music. Uma prova disso mesmo é a possibilidade de adquirir ações online.
Voltando à música, esta aplicação permite-lhe usufruir de um período experimental. Caso goste, pode sempre subscrever a versão premium para ter acesso a mais recursos.
4. Deezer
Embora não seja uma das principais plataformas de streaming de música, como é o caso do Spotify ou da Apple Music, o Deezer mostra ser uma alternativa muito interessante às aplicações de grande dimensão. Tal se deve, em parte, à possibilidade de integrar mais do que uma conta no mesmo plano.
Muito semelhante ao Spotify, o Deezer tem uma versão gratuita e outra paga. Por exemplo, com o Deezer Family é possível associar seis contas individuais no mesmo plano, ficando a cerca de três euros por conta.
Outro aspeto interessante desta aplicação é a possibilidade de integração com alguns dispositivos. Assim, pode integrar com aparelhos como o Google Home, o Amazon Alexa, o Apple Watch, a Xbox ou a Android TV.
5. Amazon Music Unlimited
Por último, surge o Amazon Music Unlimited, que é muito idêntico ao Spotify. Atualmente, é uma plataforma de streaming de música muito popular, contando com mais de 50 milhões de músicas no seu catálogo.
À semelhança dos restantes serviços, poderá ouvir as suas músicas favoritas sem publicidades ou interrupções. Além disso, estão asseguradas todas as condições de qualidade de som, online e offline. Também terá playlists personalizadas, isto é, de acordo com os seus gostos musicais.
Para testar esta plataforma, tem acesso a um período experimental. Após o final do período de teste, terá planos pagos que podem incluir até seis contas da Amazon Music Unlimited.