Home   /   Destaque  /   Maria Mendes recebe prémio EDISON
Maria Mendes recebe prémio EDISON
Maria Mendes, que se encontra nomeada para um Grammy Latino 2020, recebeu o prémio EDISON com o seu último álbum “Close To Me”.
Maria Mendes vence EDISON

Os galardões foram anunciados no dia 02 de dezembro na Holanda e a entrega foi no dia 4, onde Maria Mendes interpretou “Barco Negro”, fado celebrizado por Amália Rodrigues e que faz parte do alinhamento de “Close to Me”.

O jornalista Imme Schade van Westrum, representante do júri que atribui os EDISON, deixou o seguinte comentário:

Com Close To Me, a portuguesa Maria Mendes, conseguiu traduzir o Fado para o Jazz contemporâneo num formato de música de câmara. Embora Mendes tenha estudado em Nova York e tenha sido elogiada por Quincy Jones, Close To Me é uma história musical também holandesa. Neste disco para além das canções com a Metropole Orkest – numa formação de câmara de 30 músicos – há canções em que o formato musical faz-se acompanhar com os melhores dos músicos holandeses Karel Boehlee (piano), Jasper Somsen (baixo acústico), Jasper van Hulten (bateria e percussão) e Vincent Houdijk (vibrafone).
A cantora, que já vive há algum tempo na Holanda, também trabalha em conjunto com o John Beasley que desempenha um papel proeminente no disco. Não apenas como maestro, mas também como arranjador, produtor e pianista. Beasley, que já trabalhou com Miles Davis, dá a Maria Mendes as asas para voar muito mais além do expectável. Outra menção – neste álbum também indicado ao Grammy Americano e Grammy Latino – que merece atenção é a canção Fado For Maria, dedicada a Mendes, escrito por Hermeto Pascoal especialmente para este disco.
Tanto no cenário pequeno quanto no sinfônico, Mendes canta a sua “saudade” como deve ser: apaixonada, intensa e convincente
“.

Edison existe há 60 anos e é o prémio de música mais antigo e com maior prestigio da Holanda. Está dividido em três géneros musicais: Edison Pop, Edison Classic e Edison Jazz / World. É o equivalente ao Grammy Americano ou aos Brit Awards Ingleses. Galardão consiste estátua de bronze feita pelo escultor Holandês Pieter d’Hont.

Related Article
Banner de Consentimento de Cookies by Real Cookie Banner