Home   /   Destaque  /   Maria Mendes recebe prémio EDISON
Maria Mendes recebe prémio EDISON
Maria Mendes, que se encontra nomeada para um Grammy Latino 2020, recebeu o prémio EDISON com o seu último álbum “Close To Me”.
Maria Mendes vence EDISON

Os galardões foram anunciados no dia 02 de dezembro na Holanda e a entrega foi no dia 4, onde Maria Mendes interpretou “Barco Negro”, fado celebrizado por Amália Rodrigues e que faz parte do alinhamento de “Close to Me”.

O jornalista Imme Schade van Westrum, representante do júri que atribui os EDISON, deixou o seguinte comentário:

Com Close To Me, a portuguesa Maria Mendes, conseguiu traduzir o Fado para o Jazz contemporâneo num formato de música de câmara. Embora Mendes tenha estudado em Nova York e tenha sido elogiada por Quincy Jones, Close To Me é uma história musical também holandesa. Neste disco para além das canções com a Metropole Orkest – numa formação de câmara de 30 músicos – há canções em que o formato musical faz-se acompanhar com os melhores dos músicos holandeses Karel Boehlee (piano), Jasper Somsen (baixo acústico), Jasper van Hulten (bateria e percussão) e Vincent Houdijk (vibrafone).
A cantora, que já vive há algum tempo na Holanda, também trabalha em conjunto com o John Beasley que desempenha um papel proeminente no disco. Não apenas como maestro, mas também como arranjador, produtor e pianista. Beasley, que já trabalhou com Miles Davis, dá a Maria Mendes as asas para voar muito mais além do expectável. Outra menção – neste álbum também indicado ao Grammy Americano e Grammy Latino – que merece atenção é a canção Fado For Maria, dedicada a Mendes, escrito por Hermeto Pascoal especialmente para este disco.
Tanto no cenário pequeno quanto no sinfônico, Mendes canta a sua “saudade” como deve ser: apaixonada, intensa e convincente
“.

Edison existe há 60 anos e é o prémio de música mais antigo e com maior prestigio da Holanda. Está dividido em três géneros musicais: Edison Pop, Edison Classic e Edison Jazz / World. É o equivalente ao Grammy Americano ou aos Brit Awards Ingleses. Galardão consiste estátua de bronze feita pelo escultor Holandês Pieter d’Hont.

Related Article