Home   /   Sem categoria  /   Ana Moura, António Zambujo, Camané, Marco Rodrigues entre outros confirmados na primeira edição do Festival Caixa Alfama
Ana Moura, António Zambujo, Camané, Marco Rodrigues entre outros confirmados na primeira edição do Festival Caixa Alfama

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) e a Música no Coração vão reunir 40 dos melhores e atuais intérpretes do Fado, nos dias 20 e 21 de Setembro, num conceito inovador que promete dar outra vida às ruas de um dos bairros mais típicos de Lisboa. Trata-se do Festival Caixa Alfama, que decorrerá durante duas noites, em 10 espaços distintos, contando com a prestação de mais de 40 dos músicos de diferentes gerações que, atualmente, melhor representam, interpretam e divulgam o Fado, elemento genuíno e condutor vivo da cultura e identidade portuguesas.

Aldina Duarte, Ana Moura, António Pinto Basto, António Zambujo, Camané, Cuca Roseta, Gisela João, Hélder Moutinho, Marco Rodrigues, Raquel Tavares, Ricardo Ribeiro e Teresa Lopes Alves são os nomes já confirmados.

E porque o Fado não escolhe idades, o Caixa Alfama foi desenhado com o objetivo de chegar a todos os públicos: dos profundos conhecedores de Fado, àqueles que pretendem inteirar-se desta arte maior, ou que só há pouco a vêm descobrindo. As características particulares do Caixa Alfama promovem o movimento e a organização, procurando que o público seja protagonista maior, dando vida às ruas e miradouros do Bairro de Alfama – o mais antigo da capital -, local que respira a história do Fado.

As noites de 20 e 21 de Setembro de 2013 perdurarão, assim, na memória de todos os que assistirem aos concertos, que preencherão o cartaz do primeiro Festival com esta especificidade de género, que em 2011 foi elevado à categoria de Património Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Em Setembro, a história secular do Fado conhecerá mais um capítulo.

O bilhete único, já se encontra à venda nos locais habituais, custa 35€ e deverá ser trocado por pulseira nas bilheteiras do festival sediadas no Museu do Fado, a partir de dia 19 de Setembro. Pulseira essa que dará acesso a todos os espaços do Festival até ao limite de lotação de cada um.

Os clientes da Caixa Geral de Depósitos terão vantagens, a anunciar brevemente, na aquisição de bilhetes.

Related Article