Home   /   Sem categoria  /   Artigo de Opinião | Festival da Canção: sinto vergonha!
Artigo de Opinião | Festival da Canção: sinto vergonha!

Poucas são as vezes em que exprimo a minha opinião no que toca à música, pois sou simplesmente uma mera ouvinte de música, que considera que Portugal é um País de talento musical, daí ter surgido o blog Made in Portugal para divulgar a nossa música, dentro dos mais variados géneros musicais, já que os meios competentes para tal, mal o tem feito!

Assistimos sistematicamente na nossa televisão a programas onde a “música” que nos dão a conhecer é toda dentro do mesmo género musical, intitulada de pimba… onde vocalmente não há talento, musicalmente a batida é sempre a mesma e onde muitas das vezes se promovem ‘artistas’ que “apresentam novos temas”, mas que afinal não passam de versões de música sertaneja brasileira!

Esta breve introdução é só para chegar até ao tema Festival da Canção. Após um ano de ausência de Portugal ao Festival, a RTP resolveu regressar com o evento. Na altura do regresso prometeram-se novidades, inovações, mas tudo me pareceu sempre igual!

“Quero ser tua”, tema cantado por Susy, foi o tema vencedor, que irá representar Portugal no Festival Eurovisão… uma “canção” onde a letra da mesma é quase sempre igual, a qualidade vocal é… sem qualidade e a nível de instrumental é a tal batida, que se ouve nos repetidos programas que as nossas televisões decidem transmitir.

Sinto vergonha… mais uma vez sinto vergonha do tema que irá representar Portugal.

Supostamente, a canção vencedora foi exclusivamente escolhida por telefone… fico preocupada! Será que de tão ‘entupidos’ que andam os ouvidos das pessoas com os programas de domingo à tarde, não conseguem ouvir mais nada?!

É lamentável…

Longe vai o tempo em que éramos muito bem representados, no festival, que hoje poucos se importam, porque tal como eu sentem vergonha!

Há (felizmente) várias bandas/artistas portugueses a fazer sucesso no estrangeiro (não muitos, mas vários!).
Vão a programas de audiência no Países por onde actuam, são mencionados em jornais mediáticos, são condecorados… umas vezes esgotam salas, outras nem por isso, mas deixam uma boa impressão da música Made in Portugal!

É na cultura que tudo começa…

Opinião de: Daniela Henriques


Related Article
Banner de Consentimento de Cookies by Real Cookie Banner