Home   /   Notícias  /   Biografia | Dj Kura
Biografia | Dj Kura
Dj Kura

Dj Kura

As estrelas nascem, não são fabricadas. É exatamente este pensamento que nos ocorre quando falamos de Kura, DJ e produtor Português.
Com apenas 25 anos conseguiu – com o seu talento, dedicação e empenho – lançar discos por editoras internacionais de renome mundial como pela holandesa Revealed Recordings de Hardwell; pela inglesa Cr2 Records dos MYNC; pela alemã Tiger Records; pela norte-americana Juicy Music de Robbie Rivera, pela 4Kenzo de Mastiksoul, e recentemente pela Flashover Recordings de Ferry Corsten, entre outras. Se adicionarmos a estes factores o seu carisma e dom para a arte da mistura que ilumina os DJs, temos todos os ingredientes reunidos para fazer uma estrela.

Não deixa de ser curioso que um DJ que nomeia Axwell, Nicky Romero, Hardwell e Alesso como as suas grandes referências tenha sido apresentado à música de dança através de um “Fact 2”, uma compilação misturada de Carl Cox. Mas contra factos não há argumentos!

Kura tinha apenas 11 anos quando a sua atenção foi roubada pelo Walkman de um colega que debitava a energia do “Fact 2”. Foi este o primeiro CD do género que comprou e assim se iniciava uma longa e profícua exploração. No início da década de 2000 e com a sua iniciação nas pistas de dança dos clubs os sentidos de Kura focaram-se no disco filtrado do French Touch de Martin Solveig, Modjo, Black Legend e no big beat dos seus heróis musicais, os Daft Punk. Crescer rodeado de tanta diversidade musical provocou um efeito secundário notório: Kura adora música independentemente de ser alternativa ou comercial, desde que seja boa, energética e cheia de groove, ele ficará feliz de a tocar. A rádio da escola estava a um passo e foi nela que Kura aprendeu a arte de escolher música para tocar para um público.

Em 2005, e num trabalho em part-time numa loja de skate próxima da praia, Kura tinha uma cabine de DJ à disposição. Quando estava sozinho Kura praticava nela mas sabia que a oportunidade não surgiria por si só. Para criar oportunidades de tocar como DJ, Kura começou a organizar as suas festas no famoso Coconuts de Cascais. E uma vez mais a sua proatividade deu frutos: convidaram-no para ser DJ residente do Bahaus, no Estoril, e ali ficou – e aprendeu – durante três anos. Tocar regularmente perante o público trouxe-lhe um novo desafio, tornando a produção musical uma necessidade – “Precisava de ter os meus próprios edits. Precisava de conseguir mudar o que não gostava numa música ou partes que pensava que não iam funcionar na pista de dança” – afirma Kura. A sua primeira bootleg, num claro sinal do que estava para vir, lançou ondas de choque pelos DJs nacionais, Kura cruzou “Work It” de Sydney Samson com Bob Marley e o resultado foi um tema que se tornou muito requisitado pelos seus pares. Seguiram-se mais edits e os seus dotes de produção musical cresciam a olhos vistos, quando Kura começou a trabalhar com o Logic Pro 8 e assim que compôs o seu primeiro tema original, intitulado “Russian Guitar”, seria a histórica Kaos Records – a primeira editora de música de dança portuguesa – a editar o tema.
Enquanto a produção conquistava novas fronteiras o seu nome como DJ subia na bolsa de valores do talento nacional com novos convites: foi convidado para ser o DJ residente do club lisboeta, Kapital, e do club de Verão, Tamariz, e mais tarde do Gossip, onde o público podia chegar às mil e quinhentas pessoas numa noite concorrida. Com este trabalho feito surgem os convites para tocar noutros clubs e eventos pelo país fora e Kura vê-se confrontado com a inevitável passagem para uma carreira de freelancer e deixando para trás o trabalho, precioso para a sua formação, de DJ residente.

Dj Kura

Dj Kura

O salto para a internacionalização aconteceu primeiro com o seu tema original, “Brazil”, que foi escolhido dentre milhares de promos oriundas de todo o mundo para ser tocado em destaque num dos mais famosos programas de rádio, o Release Yourself de Roger Sanchez. Mastiksoul, o DJ e produtor Português, edita o tema pela sua 4Kenzo e Kura sobe na lista dos artistas a manter debaixo de olho, numa ascensão de carreira ímpar na cena nacional. Mas não seria apenas Roger Sanchez a notar o talento do jovem Português, também Thomas Gold selecionou vários temas de Kura para tocar no seu radioshow, depois de Hardwell ter editado o tema que confirma Kura na cena internacional, “Ammonia”, que sai em 2011 com o selo da Revelead Recordings. O apoio aos seus temas veio de múltiplas personalidades de referência na cena internacional como Nicky Romero, EDX, Roger Sanchez, Thomas Gold, entre muitos outros.

Em 2012 a agência de management e booking baseada na Suíça, WDB Management, convida-o para fazer parte do seu roster exclusivo e perto do final do ano Kura tem a oportunidade de editar pela Juicy Music de Robbie Rivera e pela Tiger Records. 2013 inicia-se com a edição de “Odyssey” novamente pela Tiger Records e com o belíssimo tema vocal “Undefeatable”.

Com um arsenal de novos temas prontos a lançar e com uma agenda onde a internacionalização é o passo seguinte – Kura começa 2013 no Brasil e tem já agendadas actuações na Suíça e em Itália – temos a certeza que o ano de 2013 será dele.

Acompanhe Dj Kura em:

Discografia de Dj Kura

Original tracks:
– Kura “Russian Guitar” (Kaos Records)
– Kura “Take Me Now” (Kaos Records)
– Kura & Brito “Delicious” (Kaos Records)
– Kura & Phil G “Follow Your Dreams” (Exklusive Records)
– Kura “We Keep Moovin” (Exklusive Records)
– Kura “Brazil” (4Kenzo Recordings)
– Kura “Ammonia” (Revealed Recordings)
– Kura feat The Silva & Sinead “Night & Day” (4Kenzo Recordings)
– Kura “Dirty Dutch” (Cool Beat Records)
– Kura “Here We Go Again” (Cool Beat Records)
– Kura “Drop The Beat” (Loop 128 Recordings)
– Kura “Love Will Find You” (Cr2 Recordings)
– Kura “Default” (Cr2 Recordings)
– Kura Vs MAKJ “Galaxy” (Juicy Music)
– Kura Vs MAKJ “Old Memories” (Juicy Music)
– Kura “Asteroids On Acid” (Tiger Records)
– Kura “Odyssey” (Tiger Records)
– Kura & Jake Shanahan “Compound (Flashover Recordings)
– Kura “Venom” (Tiger Records)

Remixes de Dj Kura

– Relanium feat James Nesse “Feel The Beat [Kura Remix]” (Club Session)
– Richard Grey “You Are My High [Kura Remix]” (Tiger Records)
– DJ Lion, Vlada Asanin “Devuschka [Kura Main Room Remix]” (4Kenzo Recordings)
– Bodytalk “Va La [Kura Brazil Remix]” (Exklusive Records)
– Massivedrum “Back To Party [Kura Remix]” (Exklusive Records)
– Crazy White Boy “Love You Better [Kura Anthem Mix]” (Exklusive Records)
– Tim Royko, Keemo, Cosmo Klein “Beautiful Lie [Kura Festival Remix]” (Exklusive Records)
– Tim Royko, Keemo, Cosmo Klein “Beautiful Lie [Kura Remix]” (Exklusive Records)
– Andy Avrosa “Sunset [Kura Sunrise Remix]” (Exklusive Records)
– Olivs, Energy System “Let’s Do It Cmon [Kura Smash Mix]” (Exklusive Records)
– Diego Miranda & Liliana “Ibiza For Dreams [Kura & Rui Smashing Piano Remix]” (Exklusive Records)
– Pedro Carrilho “Mariposa [Kura Minitech Mix]” (Emmo)

Dj Kura Dj Kura

 

Related Article