Home   /   Sem categoria  /   Biografia | Kameleon
Biografia | Kameleon

“Banda de metal clássico procura guitarrista solo” e “Banda à procura de solista de guitarra”, foram as linhas que reuniram Jorge Canela, Fernando Santos e Hugo Torrado (guitarra, baixo e vocal, respectivamente), o núcleo interno dos Kameleon.

Jorge, à procura de um novo projecto, rapidamente percebeu que tanto Hugo e Fernando tinham um enorme potencial, não explorado pelas suas actuais bandas e apresentou-lhes a idéia de criar algo a partir do zero. Ambos ficaram entusiasmados com a idéia, e decidiram experimentá-lo. O resultado não poderia ter sido melhor: a química de composição foi imediatamente visível, com “Am I” (faixa n º 7 do homónimo álbum de estréia), a ser concluída em duas horas, com uma gravação demo terminada dentro de uma semana. Harmonia, melodia e ritmo foram sendo trocados com facilidade, assim como os diversos pontos de vista. Mesmo as questões estilísticas e técnicas pareciam encontrar uma confluência natural. Com tudo a progredir muito rápido, levantou-se a questão de encontrar um baterista com a capacidade de lidar com esse ritmo. Boa capacidade técnica, forte performance ao vivo, o conhecimento de teoria musical, a experiência de estúdio e da capacidade de aprender depressa eram difíceis de encontrar, e o processo de audição provou exactamente isso. Audições extensas, com 17 percussionistas a serem ouvidos por um período de 6 meses, durante o qual o álbum foi composto e gravado, e Ricardo Reis (bateria) foi adicionado ao line-up da banda.

Ricardo é um baterista de sessão monstruoso, cuja habilidade técnica e criatividade na bateria vai espantar todos. Tocar uma batida paradiddle Latina em cima de uma secção half-time de metal puro, e fazê-la soar bem, não é nada fácil. Hugo é dono de uma bela voz, melódica e clara. Traz à banda influências de pop/rock clássico dando assim aos Kameleon uma diversidade pouco comum. Fernando é um músico de turnê realizado, tendo passado 14 anos na estrada com projectos diferentes e músicos, tocando vários instrumentos, uma prova de sua formação musical bem arredondada. Jorge é compositor, engenheiro e multi-instrumentista com influências de Prog Metal pesado e Neo-clássico que se ocupa  de diversos cargos na banda (compositor, arranjador, editor de gravação, pré-mixer, produtor). Um autêntico homem dos setes ofícios!

A música e letra dos Kameleon torna-se fácil de se relacionar com quase todos os que ouvem música rock, sendo simples e complexa ao mesmo tempo. A acessibilidade das estruturas do Pop / Rock da música, construção harmónica e melódica, juntos com virtuosismo, performances instrumentais impecáveis e o uso imprevisível de ligeiras mudanças na estrutura tornam difícil parar de ouvir. Kameleon também é variado. Classic, Thrash, Nu, Prog, Neo-clássico: todo o Rock e Metal aparecem em doses equilibradas, para evitar que o ouvinte se sinta aborrecido. Você pode encontrar Maiden, Metallica, Linkin Park, Evanescence, Nickelback, Whitesnake, Dream Theater, Symphony X e Hoobastank, todos juntos pelas letras introspectivas e socialmente críticas de Hugo.

Este primeiro álbum é apenas uma amostra das grandes coisas que esta banda pode fazer. Nove pistas com pouco mais de 47 minutos. Não parece muito, não é? Mas se lhe dissermos que a banda tem mais 20 faixas (escritas e gravadas) prontas a serem lançadas este ano?
Vai ter que esperar e ver…

Acompanhe a banda através:

Oiça o tema de apresentação do 1.º cd dos KAMELEON

Related Article