Home   /   Notícias  /   Buraka Som Sistema estão de regresso?
Buraka Som Sistema estão de regresso?

No ano em passam exatamente 5 anos do último espetáculo dos Buraka Som Sistema na Torre de Belém, em Lisboa, a 1 de Julho de 2016, e que se assinala também os 15 anos do início de carreira, o grupo partilhou na sua página de Instagram um vídeo com a legenda “Buraka 4 Ever” e 02.07.21. Será a data de regresso aos palcos?

Buraka Som Sistema - regresso - último concerto - Torre de Belém Lisboa - biografia
Fotos do último espetáculo

Nos 10 anos de atividade, os Buraka Som Sistema andaram na estrada, levaram o som eletrónico da Buraca um pouco por todo o mundo, deram concertos, cruzaram inspirações, géneros musicais, ideias e projetos com inúmeros artistas internacionais. Lançaram vários discos e ganharam prémios nacionais e internacionais.

Em agosto de 2015 anunciaram umapausa por tempo indeterminado“, desde então, os membros do grupo tem se dedicado a projetos individuais na música.

Aquando do anúncio da pausa da banda, o Made In Portugal falou com o membro Andro Carvalho, mais conhecido como Conductor, que referiu que aquela decisão se devia ao facto da banda considerar ser «a altura certa para pararmos com este projeto e fazermos outras coisas que nos possam enriquecer e possam enriquecer a nossa forma de fazer música».

Nessa mesma entrevista frisou que «Pode ser que daqui a algum tempo voltemos, talvez com um formato diferente, não como banda, não sei, está tudo em aberto».

Será que 2021 será então o regresso dos Buraka Som Sistema?

Biografia Buraka Som Sistema

Em 2006 os Buraka Som Sistema deram a conhecer ao mundo o kuduro progressivo através do primeiro sucesso “Yah!”. O trio (que mais tarde passou a quinteto), constituído por Lil’John, Riot e Condutor, no primeiro EP “From Buraka to the World”, tiveram como colaboradores frequentes Kalaf e Petty como estatuto de quase membros honorários do grupo. Em 2008 é editado “Black Diamond”, o primeiro álbum de longa duração, do qual surge o sucesso “Sounds of Kuduro”, tema com co-assinatura de M.I.A. e com as participações de DJ Znobia, Saborosa e Puto Prata.

Em 2011 lançaram o segundo álbum “Komba”, do qual resulta o grande sucesso “Hangover (Bababa)”. Seguiu-se a edição de “Buraka“, o terceiro disco em 2014. No ano seguinte, em 2015, após anunciaram uma pausa dos palcos – sem antes fazerem uma digressão europeia, bem como a organização de um festival, o Globaile –, a banda fechou um ciclo de 10 anos de carreira com um último concerto em 2016 em Lisboa, cidade que os viu nascer, estando, desde então, em hiato.

A origem do nome Buraka Som Sistema é o da freguesia da Buraca na cidade da Amadora nos arredores de Lisboa e o conceito de sound system, oriundo da Jamaica. Buraka é tecno.

Os Buraka Som Sistema (à data do último espetáculo) são constituídos por Branko, Riot, Kalaf, Conductor e Blaya.

Related Article