Home   /   Sem categoria  /   Camané e Celeste Rodrigues em documentários
Camané e Celeste Rodrigues em documentários
O Centro Cultural da Malaposta, no Olival Basto, exibe, dias 25 e 27 de Fevereiro, respectivamente, documentários sobre os fadistas Camané e Celeste Rodrigues.

“Fado Camané”, assim se chama o primeiro dos documentários a ser mostrado, é uma longa-metragem que “explora o processo de criação de uma das obras essenciais do fado” centrando-se na relação de Camané com o compositor e produtor José Mário Branco e com a poeta Manuela de Freitas e revelando, um “rigoroso trabalho de procura da sintonia perfeita entre a poesia, a música e o intérprete”.

Neste filme produzido e realizado por Bruno de Almeida, Camané abre as portas do seu universo “numa análise profunda do que é o fado: a tradição oral, a escolha dos poetas e a misteriosa magia do processo criativo. O resultado é uma rara visita ao método do artista que procura aprender a sentir, descobrindo uma verdade partilhável com o público”.

“Fado Celeste”, por seu turno, revela a vida e a obra de Celeste Rodrigues centrando-se na sua grande memória. “É a canção de Lisboa por uma voz que nos dá uma história de vida em cada palavra que canta”. O filme realizado por Diogo Varela Silva, escutam-se as histórias da fadista, vê-se a alegria com que continua a cantar e percorrem-se os seus 65 anos de carreira.

A abrir esta sessão será exibida uma curta-metragem de Bruno de Almeida que também homenageia Celeste Rodrigues.

Related Article