“Recanto” é o projeto que junta Capicua e Nerve ao Grupo de Cavaquinhos do Louriçal, em Pombal, e o Orfeão de Abrantes (Coro Misto, Cant’Abrantes e Grupo de Cavaquinhos) para reescrever alguns temas do seu reportório tradicional.
RECANTO, de recantar, daquele lugar especial que nos acolhe e que é casa.
O cancioneiro de um grupo local é um organismo vivo; faz-se de fontes de múltiplas influências e vontades e é um traço da identidade local. A proposta de Capicua, que convida NERVE para integrar este projeto, é precisamente valorizar o território e a sua identidade, trabalhando novas letras para uma seleção de músicas do cancioneiro tradicional de grupos locais.
Ao longo dos primeiros meses de 2022, Capicua e Nerve trabalharam com os respetivos grupos, onde nos primeiros encontros ouviram-se as propostas musicais dos grupos e também as suas histórias; as suas vivências em espetáculos e na estrada, as das personagens singulares da terra, as tradições locais e até as lendas. Depois, a Capicua e o Nerve escreveram essas histórias, transformando-as em novas letras, respeitando a métrica das originais, para servir o reportório escolhido, recantando-o. Seguiram-se novos encontros para apresentação das letras e para ouvir as canções recantadas. No decorrer de todo este processo, André Tentúgal recolheu imagens das várias etapas, sendo responsável pela realização e edição de um making off.
Depois da primeira apresentação a vivo de RECANTO em Abrantes, segue-se o espetáculo na Vila do Louriçal já este sábado, 18 de Junho pelas 21h30h, no Largo Dom Luis Meneses, com entrada livre.
O espetáculo terá início com o making of de André Tentúgal e será apresentado por Capicua e Nerve. Os grupos convidados serão os primeiros a atuar – Coro Misto do Orfeão de Abrantes e Grupo Cant’Abrantes com o Grupo de Cavaquinhos do Orfeão de Abrantes – apresentando cinco temas e o Grupo de Cavaquinhos do Louriçal encerra o espetáculo com uma atuação de dez temas, todos estes de um reportório rescrito, recantado.
Em simultâneo, os Municípios de Abrantes e de Pombal desenvolveram contactos com entidades locais e no âmbito do RECANTO existe também uma intervenção de artes plásticas. No Louriçal, o Municipio de Pombal lançou um desafio ao Agrupamento de Escolas de Pombal para a criação de painéis alusivos aos temas reinterpretados, os quais foram desenvolvidos pelos alunos de Oficina de Artes do 12.º ano (turmas D2 e E). O convite partiu da professora Isilda Gameiro, na execução participaram Lina Oliveira (docente de Português, na interpretação das letras), Ana Maria (Oficina de Multimédia, na criação de making of) e toda a coordenação do projeto esteve a cargo da professora Ana Seco (Oficina de Artes). Os painéis estarão expostos nas janelas de um edifício a reabilitar junto ao local onde o concerto se irá realizar
.