Home   /   Sem categoria  /   Casa da Música reabre em Setembro
Casa da Música reabre em Setembro

A Casa da Música reabre em setembro com apostas de relevo na ópera, como os “Monólogos no feminino”, e grandes sinfonias interpretadas pela Orquestra Sinfónica residente.

O regresso do canto lírico ao palco da Suggia está marcado para 8 de setembro, com “A voz humana” de Francis Poulenc, tendo por base o texto de Jean Cocteau, e “Erwartung”, de Arnold Schönberg, considerada uma peça-chave do modernismo.

A interpretação, nestes dois monólogos no feminino, está a cargo das sopranos Rachel Harnisch e Rayanne Dupuis, acompanhadas pela Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, com direção de Cristoph Köning.

Ao longo do mês, ainda vai ser possível escutar a Orquestra Barroca da Casa Música interpretar “lÍppolito, serenata a seis vozes” de Francisco António de Almeida, o compositor português mais famoso da primeira metade do século XVIII. Uma peça composta em 1752 para um aniversário de D. Maria Bárbara, que no dia 23 vai conhecer a sua estreia moderna em Portugal.

A presença dos compositores portugueses poderá ainda ser escutada nas “Matinas e vésperas” que o Coro da Casa da Música irá apresentar a 30 de setembro. Entre os nomes a interpretar estão Pedo do Porto, Duarte Lobo e Pedro de Cristo.

Mas são as grandes sinfonias, interpretadas pela orquestra sinfónica residente, o prato forte da programação de setembro, com arranque no dia 14, para a interpretação de obras de três compositores populares – Beethoven (Sinfonia nº 8), Berlioz (O Rei Lear) e Dvorák (Sinfonia nº 7) – num programa com o título “Os reis da Sinfonia”, dirigida pelo maestro Takuo Yuasa.

A 16 de setembro, vai ser possível voltar a ouvir a Sinfonia nº 7 de Antonin Dvoräk, mas desta vez num concerto comentado por Helena Marinho, e a 22 o programa é dedicado às sinfonias incompletas, com a interpretação de obras de Schubert, Busoni, Ligeti e Mahler, com a direção musical de Emilio Pomàrico.

De notar que o Festival Internacional de Marionetas do Porto terá também programação na Casa da Música, a 14 e 15, com a apresentação de “O acidente”, com dramaturgia, texto e canções de Regina Guimarães, numa “visita guiada ao local de um enigmático sinistro”, segundo o programa.

Integrado na programação que este ano a Casa da Música dedica a França arrancaram já no passado domingo um ciclo de conferências intitulado “Encontros (Des) encontros”, que prossegue a 9 de outubro com a conferência “A França e Portugal na nova Europa: que Europa’” pelo embaixador francês em França Pascal Teixeira da Silva e pelo ex-comissário europeu António Vitorino.

O ciclo, que se prolonga até dezembro, ainda contará com a presença de nomes como o dos sociólogos Pierre Bréchon e António Barreto, o estilista Luis Buchinho, a escritora Maria Isabel Barreno e o encenador Emmanuel Demarcy-Morta, entre outros.

@SAPO/Lusa

Related Article