Home   /   Notícias  /   Conhece as músicas que animam os teus atletas favoritos
Conhece as músicas que animam os teus atletas favoritos
Michael Phelps music
Michael Phelps é um dos maiores medalhados da história das Olimpíadas
A música conta com diversas propriedades interessantes e a canção certa é capaz de diminuir a ansiedade e animar qualquer um. Os desportistas sabem muito bem desse facto e atletas de todas as modalidades utilizam o poder da música antes, e até mesmo durante as competições, para melhorar seu desempenho.

Rap e hip-hop domina a preferência dos atletas

O medalhado nadador Michael Phelps detém o recorde de maior número de medalhas de ouro olímpicas conquistadas por uma única pessoa, sendo considerado o maior desportista de sempre na modalidade.

O seu recorde histórico impressiona e conta com 23 medalhas de ouro olímpicas – distribuídas em eventos individuais e coletivos. Além disso, Phelps quebrou 39 recordes mundiais de natação.

Durante toda a seu percurso no desporto, o desportista ouviu músicas de rap e hip-hop nas suas preparações. Inclusive, o atleta já revelou que um dos seus principais artistas é o rapper Eminem, com músicas clássicas do “Slim Shady”, como o rapper é conhecido, sendo as suas favoritas.

Vale mencionar que o Slim Shady não influencia apenas Phelps, o rapper norte-americano é uma das maiores inspirações de ProfJam, um dos grandes nomes atuais do rap português.

Agora, quando se vem a falar de atletas da National Basketball Association (NBA), maior liga competitiva de basquetebol do mundo que pode vir a contar com um atleta de Portugal em 2020, o que os seus atletas escutam antes de uma partida varia muito, mas também tende ao hip-hop e a músicas com alto número de batidas por minuto.

LeBron James, desportista que veio a ser conhecido como King James durante o seu vitorioso percurso nas equipas Cleveland Cavaliers, Miami Heat e Los Angeles Lakers, conta com músicas de seu amigo Jay-Z tocando através dos seus auriculares antes de um jogo.

Se King James é fã de Jay-Z, o atleta Kevin Durant, que já foi seu companheiro de equipa no Los Angeles Lakers e atualmente é membro do Brooklyn Nets, é um grande fã de Beyoncé, esposa de Jay-Z e uma das maiores artistas do planeta.

King James music
King James anima adeptos durante a partida

A NBA ainda tem mais um atleta que merece sempre ser mencionado quando se fala sobre música. Trata-se de Damian Lillard, desportista que atua no Portland Trail Blazers.

Além de contar com diversas playlists com rappers famosos como Lil Wayne, Nas e muitos outros, o próprio Lillard lançou um percurso de moderado sucesso como o rapper “Dame DOLLA” e conta com várias músicas de autoria própria no hip-hop onde faz referências a seus artistas preferidos.

Na verdade, a fama de Lil Wayne atravessa as fronteiras do basquetebol e chega até o boxe.

Floyd Mayweather, agora retirado boxeador profissional e campeão mundial do desporto em cinco divisões, é outro que gosta muito de ouvir rap e hip-hop e já afirmou que o rapper é um dos seus artistas favoritos.

Além dele, o desportista já revelou em declarações que costuma escutar grandes nomes como Drake, Migos e Rick Ross. Inclusive, antes do seu antecipado embate com Conor McGregor, Mayweather lançou uma playlist na aplicação Spotify chamada “Hard Work & Dedication” (“Trabalho Duro e Dedicação” em tradução livre) com algumas das suas músicas favoritas.

Competidores de poker escutam música durante torneios e competições

Diferente de outros desportos, no quais só é possível ouvir músicas antes de partidas, o poker permite que os competidores utilizem auriculares e ouçam músicas durante competições e muitos atletas fazem bom proveito disso.

Por exemplo, André Akkari, atleta que deixou o trabalho em uma empresa de software para se tornar um dos maiores competidores de sempre, já revelou em declarações para a imprensa que costuma escutar músicas de samba e pagode durante os torneios.

Segundo o site Superpoker, Akkari é fã de artistas brasileiros como o Grupo Fundo de Quintal, Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho.

Apesar de já ter se aposentado, outra desportista da modalidade que chama atenção pelas escolhas musicais é Vanessa Selbst. A competidora, única mulher a chegar ao topo do ranking de melhores atletas do Global Poker Index (GPI), é uma das poucas desportistas que escutam indie rock.

Selbst revelou para o site Música e Cinema que em sua playlist diária aparecem canções como Untitled” de Mumford & Sons, “Big Jet Plane” de Angus & Julia Stone e até mesmo o clássico Wild World” de Cat Stevens.

Muitos outros competidores poderiam ter sido mencionados

Além das estrelas do desporto citados acima, muitos outros poderiam ter aparecido. Por exemplo, o medalhado Shaun White, que atingiu fama com suas proezas nas Olimpíadas e nos X-Games, costuma escutar bandas de rock como Led Zeppelin, David Bowie e AC/DC. Já o lendário Tony Hawk, prefere ouvir grupos de rock mais novos, como Modest Mouse, Wolfmother e Jet.

Related Article