Home   /   Sem categoria  /   Cristina Nóbrega edita “Um Fado Para Fred Astaire”
Cristina Nóbrega edita “Um Fado Para Fred Astaire”
“Um Fado para Fred Astaire” é o título do novo trabalho discográfico de Cristina Nóbrega. Este disco aborda o fado mais tradicional pela mão do grande poeta e letrista Tiago Torres da Silva e tem edição agendada para 31 de Março.

O álbum é composto por dez fados, duas marchas populares e um dueto inédito, “Las cenizas de mis canciones”, com a grande cantora cubana Omara Portuondo,  voz feminina do projecto Buena Vista Social Club e que, pela primeira vez na sua carreira,  interpreta um Fado.

Depois da edição do disco amaliano ”Palavras do Meu Fado” (2008), que lhe concede, de imediato, o Prémio “Amália Revelação” em 2009, e de “Retratos” (2010),  um álbum de temas inéditos que homenageia os grandes poetas e lhe atribui também o Prémio de Interpretação da SPA, Cristina Nóbrega, atraída pela essência do Fado mais puro, evidencia neste seu novo trabalho, a sua maturidade artística e afirma o seu estilo muito próprio.

Com produção e direcção musical do músico e compositor Pedro Jóia, Cristina Nóbrega interpreta o Fado Bailarico, Fado Dois Tons, Fado Amora, Fado Zé Grande, Fado Alexandrino de Armandinho, Fado Meia-Noite, Fado Tango, Fado Zé Negro, Fado Cravo e um Fado Menor que dá título ao álbum,”Um Fado para Fred Astaire”.

Dentro da mais pura tradição fadista, este álbum aborda as temáticas da saudade, do silêncio e da solidão, tratadas com a actualidade e intemporalidade dos sentimentos mais profundos.

Poemas escritos em momentos de enorme solidão que conhecem o peso do silêncio, o sabor da saudade e a dor da ausência.

Acompanhada na Guitarra Portuguesa por Rodolfo Godinho, na Viola de Fado por Rogério Ferreira, no Contrabaixo por Rodrigo Serrão e por Pedro Jóia na Guitarra Clássica, este álbum adquire um ritmo melódico fora do comum no âmbito instrumental do Fado Tradicional.

Sobre o convite feito por Cristina Nóbrega a Tiago Torres da Silva para escrever os poemas desta obra, o poeta afirma:
“Num mundo de tantos desencontros, é uma benção encontrar alguém que promove o encontro. O encontro entre as almas, entre as palavras, entre as pessoas.
Num mundo de tanto artificialismo, é uma benção encontrar alguém que transporta a sua verdade como a coisa mais frágil e mais importante que possui.
Num mundo de tanta violência, é uma benção encontrar alguém que carrega em si a semente da delicadeza, que partilha a flor da delicadeza, que dá a colher o fruto dessa mesma delicadeza.
A chegada da fadista Cristina Nóbrega à minha vida é isto: uma benção tripla porque me torna melhor poeta, melhor amigo, melhor pessoa! E é por isso que este disco é isso tudo! Verdade nua e crua! Talvez para uns seja pouco, para outros talvez seja demais. Para mim, é a única forma de estar no Fado, a única maneira de ser, a única possibilidade de viver todas as tristezas e todas as alegrias com o coração aberto e a alma grata.
É assim que eu estou perante este disco, perante a Cristina, perante a vida: Grato! 
Espero que quem ouvir o disco perceba isso mesmo: que verdade é só um dos nomes mais bonitos que podemos dar à gratidão. Obrigado!” – Tiago Torres da Silva


Alinhamento: 
1.    QUANDO O MAR NOS LEVA O FADO (fado bailarico) 
2.    A SAUDADE NÃO EXISTE (fado amora)
3.    FADO ÀS VOLTAS  (fado dois tons)
4.    A VIDA QUE HÁ NA SAUDADE (fado cravo)
5.    ESCADINHAS DA BICA (marcha da Bica)
6.    UM FADO PARA FRED ASTAIRE (fado menor com versículo)
7.    UM QUÊ DE ETERNIDADE (fado Zé grande)
8.    POR ME VER SOZINHA ASSIM (fado meia-noite)
9.    TODA  A TRISTEZA DO MUNDO (fado Zé negro)
10.   O BARQUINHO DE PAPEL (marcha)
11.  PRA DENTRO DO MEU SER (fado alexandrino de Armandinho)
12. OUTRO CANSAÇO (fado tango)
13. LAS CENIZAS DE MIS CANCIONES (feat. Omara Portuondo)
Related Article