Home   /   Notícias  /   De The Legendary Tigerman a Da Chick se fez mais uma edição do FESTINS
De The Legendary Tigerman a Da Chick se fez mais uma edição do FESTINS
Chegado ao fim a 9ª edição do FESTINS, em Alcains, e com mais um ano a apostar num cartaz totalmente português – e com artistas de renome – é altura de recordar os melhores momentos dos três dias.

Entre nomes menos conhecidos a artistas de renome, o FESTINS, promovido pela Alzine – Associação Cultural Alcainense, ao longo dos anos têm vindo a apostar forte em artistas do panorama nacional.
Essa forte aposta na música portuguesa denota-se desde o inicio da sua criação. Na ultima edição bandas como Clã, Paus e D’Alva faziam parte de um leque de artistas do cartaz da 8ª edição. Contudo, por este festival também já passaram artistas como Tiago Bettencourt, Dead Combo, Rita Redshoes, Sean Riley & The Slowriders e Frankie Chávez.

O festival que já acolheu mais de dez mil festivaleiros numa das suas edições, este ano, decorreu de 18 a 20 de agosto no recinto do solar Ulisses Pardal, onde funciona o Centro Cultural de Alcains, espaço esse que tem vindo a ser aproveitado pela associação de forma a acolher o festival ao longo dos anos.

A 9ª edição contou com nomes como The Legendary Tigerman, Da Chick, Mike El Nite, Sensible Soccers e Marta Ren que voltaram a mostrar o porque de se apostas na música portuguesa.
Benjamim foi o artista escolhido para abrir o festival seguindo-o Teresa de Sousa que, apesar de já ter pisado o palco do FESTINS com Cavaliers of Fun e The Discotexas Band, apenas este ano partilhou a sua energia como artista a solo, mais conhecida como Da Chick.
Depois de Mike el Nite ter fechado o primeiro dia desse mesmo palco – desta vez em DJ Set – Sensible Soccer e Ditch Days mantiveram a música alternativa portuguesa no seu melhor nível.
O festival não se ficou por aqui e, assim sendo, voltamos a poder ver o palco ser pisado por outros inúmeros artistas, com destaque para o The Legendary Tigerman que esmagou o palco com o seu enorme carácter e genialidade músical. Contudo, apesar de antes do próprio subir ao palco ter estado presente a Marta Ren, não resistiu em chama-la para cantar consigo. Coube aos GOGO & GO o encargo de encerrar os 3 dias do FESTINS.

“Qualquer festival que apoie a música portuguesa é importante”

Com datas por anunciar e sem artistas confirmados ainda se esperam novidades sobre o 10.º ano de FESTINS.
“Todos os festivais são importantes, mas nesta fase qualquer festival que apoie a música portuguesa é importante”, foram estas as palavras de Da Chick à conversa com o Made in Portugal quando se falava da música nacional numa fase em que os artistas pouco sentem o apoio para com a cultura.

Texto: Mário Barata

[Mais fotos aqui]

Related Article