Home   /   Sem categoria  /   Dead Combo conquistam França
Dead Combo conquistam França

No ano em que celebram uma década de existência, os Dead Combo estão mais ativos que nunca. Depois de terem cativado o público norte-americano – onde três dos seus cinco álbuns entraram, mesmo, para o Top 10 do iTunes – e de terem sido os anfitriões do programa «No Reservations – Lisbon», a viagem do incontornável Anthony Bourdain à capital portuguesa, a dupla composta por Tó Trips e Pedro Gonçalves editou, no passado mês de Fevereiro, «Lisboa Mulata», em França. E, como era esperado, tanto público quanto critica foram unânimes nos aplausos às melodias cativantes dos Dead Combo.

A revista Nouvel Observateur escreveu que «Lisboa Mulata» «se entranha nos recantos de uma Lisboa secreta e mestiça», citando nas melodias do álbum os fantasmas de «Pessoa, Kerouac ou mesmo Tim Burton», em canções que viajam «do fado à música latina, do jazz ao cabaret de Kurt Weill». A mesma aclamação chegou do público, que se deixou render pelo disco de 2011, levando-o diretamente ao nº38 do top, na semana da sua edição, em França. Além da passagem por uma série de conceituados programas radiofónicos – como «Ouvert la Nuit», «Un Mardi Ideal» ou «Les Nuits Zébrées» –, nos próximos meses, os Dead Combo vão continuar a percorrer terras francesas: no dia 12 de Abril, atuam no Festival Banlieues Bleues, seguindo-se o Festival Jazz Sous Les Pommiers, a 8 de Maio.

Formados em 2003, como resposta a um desafio do radialista Henrique Amaro, para participarem numa homenagem ao guitarrista Carlos Paredes, dez anos e cinco álbuns depois, a dupla já foi descrita como «uma lufada de ar fresco», cuja música remete para imagens de «David Lynch a descer um rio, numa caravela conduzida por Ennio Morricone». Donos de um percurso de sucesso único, a música dos Dead Combo levou esta viagem a outro patamar e, agora, serve também para ilustrar o turismo de Portugal: em parceria com Mário Pacheco, a dupla assinou o filme para o Turismo de Portugal, que pode ser visto aqui.

Para comemorar os seus 10 anos de existência, os Dead Combo vão subir ao palco do Dead Combo celebram 10 anos de carreira, para um concerto especial e memorável. Como, aliás, tem sido a última década.

Related Article