Home   /   Notícias  /   Em dia de jogo: o cântico que falta para cumprir o amor a Portugal!
Em dia de jogo: o cântico que falta para cumprir o amor a Portugal!

Começa hoje as grandes decisões, o chamado mata-mata, no Mundial da Rússia 2018. O primeiro jogo começa às 15h00 com um França x Argetina. Segue-se, às 19h00, o nosso Portugal frente ao Uruguai.

Seleção Portuguesa de Futebol - uruguai - jogo - amor a Portugal

Em dia de jogo que se oiça o grito de amor a Portugal

 

Esta tem sido uma semana oscilante. Ora faz calor, ora chove… O São Pedro deve ter alguma espécie de malmequer em que cada pétala corresponde ou a chuva ou a calor, e assim vai decidindo o início deste verão.

De oscilação em oscilação vimos o nosso Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a chegar à Casa Branca e a dar um bacalhau ao Trump, que correu mundo. Melhor, foi aquela conversa em que o Marcelo responde ao Trump que Portugal não é os Estados Unidos! #vaibuscar

E na continuação da habitual romaria por festas e arraiais populares, o nosso Presidente da República foi ao Rock in Rio assistir ao concerto dos Xutos e Pontapés, uma homenagem ao Zé Pedro, e certamente, também, uma homenagem ao rock que mal se ouve pelo Parque da Bela Vista.
O Marcelo e o Primeiro-Ministro Português, António Costa, ainda subiram ao palco, não para abanar o bumbum ao som de música brasileira, mas para cantarem o tema “A Minha Casinha”. Temos políticos muito festivaleiros!

Houve ainda tempo para as habituais Marcelfie. Na foto que se segue com Roberta Medina, a responsável do Rock In Rio Lisboa, e mais um político engravatado e outro de quispo, que também tentam ser cools.

Fernando Medina - Roberta Medina - Marcelo Rebelo de Sousa - Eduardo Ferro Rodrigues - Rock in Rio - Marcelfie

Visto que esta semana tem sido tão oscilante, estou a crer que a prestação da Seleção Portuguesa, esta tarde, também o vai ser. Talvez hoje não joguem aquela espécie de futebol lento, esforçado e desinteressante que tem vindo a mostrar a cada jogo e surpreendam com um futebol sério, arrojado e bem jogado e que espetem três secos à Seleção do Uruguai, onde, pelo menos, um dos golos seja do nosso capitão. Como forma de resposta à imprensa do Uruguai, mais precisamente ao jornal Ovación, que teve a coragem de escrever um artigo a dizer: “Nunca um futebolista representou tão bem o que uruguaio detesta num ser humano como Cristiano Ronaldo. É arrogante, narcisista, livrou-se de várias sanções por conduta anti-desportiva só por ser quem é, e os uruguaios odeiam tudo o que representa.” (!!!) É preciso ter mesmo coragem para escrever isto em dia de jogo. É mesmo a pedir que o Ronaldo se vingue nalgum livre direto ou no mínimo, com uma exibição excepcional que faça o Suárez morder-se a si próprio.

E nesta continuação de semana, também o Sporting teve a sua oscilação. Já não há abertura de jornais nacionais em direto de Alvalade, já não são transmitidas conferências de imprensa extensivas onde nada se diz, já não se ouve constantes insultos para tudo e todos. Parece que a poeira assentou… até ao próximo capítulo.

Em oscilação anda também a nossa querida Luciana Abreu. Depois de ter lançado o tão ritmado “Pula Pula” como incentivo e força à Seleção Portuguesa, eis que agora lança uma balada intitulada “Deep Blue Love”. Se a anterior música de apoio à Seleção cantada em espanhol, inglês e até com sotaque brasileiro me fez questionar que Seleção era para apoiar, hoje, em dia de jogo lançar este tema com o título de um amor azul e profundo e pensar que a Seleção Uruguai veste de azul! (Será que tem o mesmo tipo de amor a Portugal que o Carlos Queiroz?!)

Brincadeiras à parte, até porque não ouvi a música toda (há coisas que não consigo!), hoje joga a Seleção Portuguesa e nada melhor que ouvirmos uma canção (decente) que nos faça ter “O Amor a Portugal“. Interpretada pela voz inconfundível e talentosa de Dulce Pontes, esta é uma canção de fazer arrepiar, chorar de emoção, orgulho, e ao mesmo tempo dar-nos uma confiança enorme de que isto é tudo nosso.
“Um dia há de se ouvir
O cântico final
Porque afinal falta cumprir
O amor a Portugal
O amor a Portugal!

Bamos lá cambada, força nas canetas, mostrem-nos esse amor a Portugal dentro de campo!

Texto: A Lena

Related Article