Home   /   Notícias  /   Disco d’A Presença das Formigas entre os melhores álbuns europeus
Disco d’A Presença das Formigas entre os melhores álbuns europeus
A Presença das Formigas foi o único grupo português a ser distinguido no ranking anual dos melhores álbuns de 2016 dos World Music Charts Europe (www.wmce.de).
A Presença das Formigas

A Presença das Formigas

 

Entre um total de 854 discos nomeados, “Pé de Vento” ficou posicionado em 145.º lugar, sob o selo da editora alemã CPL.

Esta seleção musical é feita exclusivamente por produtores e apresentadores de programas de rádios, de 24 países europeus, dedicados à divulgação de músicas do mundo.

As outras referências portuguesas vão para o 5.º lugar de “Konono N.º1 meets Batida”, o álbum gravado na garagem do luso-angolano Pedro Coquenão (Batida) e editado pela casa belga Crammed Discs; e a fadista Cláudia Aurora, residente no Reino Unido, com o seu disco “Mulher do Norte” em 74.º lugar, editado pela inglesa Red Orange Recordings.

Biografia d’ A Presença das Formigas

A Presença das Formigas é uma banda portuguesa, cujas composições combinam elementos da música tradicional e popular portuguesa com influências do jazz, música erudita e músicas do mundo.

Em 2009 recebem o Prémio Zeca Afonso no Festival Cantar Abril, com o tema original “O Rei (A Morna Indiferença)”.

Em 2011 editam o disco de estreia que foi recebido com entusiasmo pela crítica especializada. “Ciclorama” conta com a participação de uma referência incontornável da música portuguesa, Amélia Muge, e do exímio Fraser Fifield, multi-instrumentista de sopros escocês.

Em 2012 atuam no Gouveia Art Rock, ao lado de bandas como The Strawbs e Focus. No seguimento dessa atuação recebem uma excelente crítica na prestigiada publicação britânica Prog Magazine.

Em 2013 e com nova formação que inclui a cantora Sara Vidal (Luar na Lubre), o projeto que viria a materializar-se no segundo trabalho discográfico é selecionado pelo Centro Musibéria, em Serpa, para a primeira Residência de Jovens Criadores.
Surge então o álbum “Pé de Vento”, lançado em 2014. Com um vasto leque de convidados, entre eles Luis Pastor (Espanha), João Afonso e João Paulo Esteves da Silva, o novo trabalho explora a temática da “partida”, as suas motivações e consequências, reflectindo acerca da atualidade, das relações humanas, do regresso à natureza, dos sonhos e aspirações.

Em 2015 são nomeados para a 14ª edição dos Independent Music Awards (The IMAs) nas categorias de Álbum World Beat com “Pé de Vento”, e Tema Instrumental com “Planície”. Este último vence o prémio Vox Pop. Em setembro atuam na Bulgária, integrando o Fórum de Artes WithoutBorders.

Em 2016 “Pé de Vento” vê nova edição pela etiqueta alemã CPL Music, com distribuição em vários países da Europa e é eleito como um dos melhores álbuns europeus 2016

A Presença das Formigas são: André Cardoso (guitarras), Miguel Cardoso (baixo), Manuel Maio violino (bandolim), Rui Ferreira (teclados, acordeão), Rui Lúcio (bateria) e Sara Vidal (voz).

Acompanha A Presença das Formigas em: http://www.apresencadasformigas.com/

Related Article