Home   /   Notícias  /   Entrevista | Artigo 21 “A nossa música e as nossas atuações ao vivo são sempre feitas com muita paixão”
Entrevista | Artigo 21 “A nossa música e as nossas atuações ao vivo são sempre feitas com muita paixão”
A banda “Artigo 21” lançaram recentemente o seu disco de estreia.
Em entrevista ao membro da banda Nika, falou-nos do seu percurso, até à edição do álbum, dos projetos para o futuro, entre outras novidades.

«Estivemos algum tempo parados mas as saudades de fazer isto foram muitas»

Como surgiu a banda Artigo 21? E porque o nome “Artigo 21”?
Os Artigo 21 surgiram das cinzas de outro projeto de punk rock que eu, o Aureo e o Xico tínhamos. Estivemos algum tempo parados mas as saudades de fazer isto foram muitas e resolvemos fazer outra banda. No princípio a ideia foi a de escrever temas novos e tocá-los, sem qualquer pressão. Mais tarde sentimos necessidade de procurar os restantes elementos e de dar nome ao projeto. O nome Artigo 21 surgiu diretamente da nossa constituição. É um artigo bastante interessante que nos dá o direito de resistir. Resistir quando os nossos direitos, liberdades e garantias são ofendidos e não haja autoridade pública a quem recorrer. Achamos que era um nome Punk Rock e também uma forma de alertar que este direito existe e está salvaguardado na nossa constituição.

Surgem em 2012, mas só três anos depois é que editam o 1.º álbum. Porque todo este tempo até lançarem algo vosso?
É verdade. Já passaram quase três anos desde que resolvemos fazer isto. No entanto nunca estabelecemos nenhuma meta em relação ao nosso primeiro disco. Queríamos escrever os temas, ensaia-los bem, experimentá-los ao vivo, ganhar experiência em palco com esta formação e, claro, fazer com que o maior número de pessoas conhecesse os Artigo 21.

Como definem este 1.º álbum? Está tal e qual como pretendiam?
Provavelmente por termos feito as coisas como queríamos, sem qualquer pressão interior ou exterior, este disco está exatamente aquilo que pretendíamos. A definição do que este disco é, vai-nos ser dada pelo feedback que formos recebendo. No entanto, não podíamos estar mais orgulhosos.

São 12 temas com muito punk-rock… quais as bandas que vos influenciam?
Fazemos punk-rock em português portanto vão existir sempre duas bandas que nos influenciam naquilo que fazemos: Censurados e Tara Perdida. No entanto temos todos gostos diferentes e vamos beber às mais diferentes fontes. De Pennywise, Bad Religion, Nofx, Lagwagon a Pantera.

«esgotar a sala foi algo que nenhum de nós pensou que acontecesse»

Apresentaram o vosso álbum homónimo a 28 de fevereiro no Sabotage Club, para uma sala completamente lotada. Estavam á espera de tão boa receção por parte do público?
É verdade, vendemos os bilhetes todos e infelizmente houve gente que não conseguiu entrar. Acho que todos nós esperávamos que a casa estivesse muito bem composta mas esgotar a sala foi algo que nenhum de nós pensou que acontecesse.

Onde pode ser adquirido o vosso disco?
O nosso disco está disponível em formato digital, no bandcamp da nossa editora, em infectedrecordsdiy.bandcamp.com, e em todas as plataformas digitais (iTunes, Spotify, etc.). O formato físico podem adquiri-lo directamente enviando mensagem através do nosso facebook ou da Infected Records. Estará também nalgumas lojas Fnac e lojas de discos independentes (as poucas que existem) também vão ter cópias disponíveis.


Tem já mais concertos agendados em vários palcos do país. E festivais, algo previsto?
Temos de facto algumas datas que temos estado a marcar juntamente com a nossa editora e agência  (Infected Records).  Em relação a festivais, esperamos dar-vos boas novidades em breve.

«sabemos que estas coisas não se ganham em pouco tempo»

Quais as vossas ambições para o futuro?
A ideia que temos é a de nos manter-mos por aqui durante muito mais tempo a fazer aquilo que gostamos. Temos, obviamente, a ambição de ver os Artigo 21 a crescer, a fazer muitos concertos e a ter muita gente a cantar connosco as nossas letras, mas sabemos que estas coisas não se ganham em pouco tempo. Vamos andar por aí durante muito mais tempo.

Deixem um apelo aos nossos leitores para comprarem o vosso disco ou assistirem a um concerto vosso.
A nossa música e as nossas atuações ao vivo são sempre feitas com o coração, com muita paixão. Experimentem ouvir-nos e ver um concerto nosso. Vão sentir o nosso amor por isto. Percam meia horinha do vosso tempo e dêem uma oportunidade ao nosso disco. Está disponível para escuta gratuitamente em diversas plataformas digitais. É fácil e podem ter uma excelente surpresa.

Related Article