Home   /   Sem categoria  /   Entrevista | At Freddy’s House
Entrevista | At Freddy’s House

At Freddy’s House é o projeto a solo de Fred iniciado em 2006. Com vários temas inseridos em grandes compilações nacionais – inclusive nos Novos Talentos Fnac –  lança em 2009, através da Optimus Discos,  o primeiro EP, Lock, e mais tarde o álbum intitulado Lock Full Version sob selo da editora Cobra Discos.
09 Roads é o nome do segundo álbum do projeto.

Made In Portugal – Depois de integrar várias bandas resolve, em 2006, seguir com um projeto a solo. Porquê?


Fred – Precisava de um projeto Meu. Da criação das canções, à gravação, mistura e masterização, tudo sai do meu trabalho, da minha vida e do meu estúdio. Daí o nome do projeto remeter para uma casa que me pertence. Claro que conto com a colaboração em alguns temas de convidados especiais/amigos (Susana de Noronha, Amir, Miguel Pedro, Rui Rodrigues).

MIP- O facto de várias das suas músicas terem sido escolhidas para compilações ( Acorda!, Novos Talentos Fnac, etc.) motivou-o  no lançamento do álbum?


Fred – A motivação sempre esteve comigo, aliás a composição e gravação do álbum já estava em andamento. Enquanto músico profissional estou sempre a criar, e as canções acabam por reclamar uma versão pública ou publicada.


MIP – Como se sentiu por este reconhecimento visto que ainda era relativamente novo no meio musical?


Fred – Claro que é um imenso privilégio ser escolhido para fazer parte de uma soma maior onde artistas, músicos e criações se encontram e dialogam.

MIP- Considera importante este tipo de trabalhos para a divulgação e impulsionamento de novos artistas?


Fred –Todos os passos contam para fazer um caminho. Álbuns, coletâneas, rádio, televisão e várias redes de gente que enchem o mundo e fazem circular canções. Consequentemente o nome do músico repete-se também.


MIP- O seu primeiro trabalho, “Lock Full Version”,  é composto por temas que remetem muito ao conceito de casa não tanto no sentido literal da palavra, mas mais no âmbito dos sentimentos. Qual a sua definição de casa?


Fred – A “Casa” tem uma porta de partida que também é um lugar de chegada, entre afetos, trabalho, vida e morte.

MIP-  No seu segundo álbum  “deixa a segurança da casa para se aventurar na estrada”. Como caraterizaria 09 Roads?


Fred – Sim, 09 Roads empurra-nos para fora de casa, comparando as vidas e histórias de cada um de nós a caminhos ou estradas que são tão únicos quanto partilhados.

“09 roads” tem uma abordagem de estilos com tendência folk…talvez um pouco mais singular que “Lock”…de certa forma, são canções orgânicas. Elas emergem como algo sentido e não como algo pensado.


MIP- Todas as letras são da autoria da Susana de Noronha e a música composta por si: nunca sentiu o apelo pela escrita? Ou as letras da Susana de alguma forma abarcam aquilo que pretende transmitir?


Fred – As letras resultam de uma conversação entre os dois. A Susana preenche as melodias de voz com personagens e histórias que eu gostava de cantar e que ela constrói e alarga.

MIP- Há uns anos fez uma versão de Bruce Springsteen que ainda hoje continua nos ouvidos de muita gente como das melhores feitas em Portugal. Qual o seu objetivo com esta cover? Esperava uma receção tão boa?


Fred – A versão foi feita para o 3 Pistas da Antena 3 (Programa Portugália) respondendo a um desafio do Henrique Amaro. O objetivo foi transformar a canção, empurrando a excelência criativa do Springsteen para um recanto mais acústico e arrastado que eu imaginava para os mesmos acordes e letra.

MIP- Tem uma sonoridade muito própria, inclusive já o compararam a nomes como Leonard Cohen, Eddie Vedder e ao próprio Bruce Springsteen. Quais os artistas que mais o influenciam a nível musical?


Fred – As comparações partem, obviamente, da imaginação e das referências de cada um. A voz que tenho é minha e não procuro sobreposições. Claro que somos influenciados enquanto vivemos e criamos. Há ecos de vários nomes e tempos nas minhas músicas.


MIP- Com cada vez mais bandas e novos nomes a surgir qual acha ser o segredo para se manter no mercado?


Fred – Com sinceridade não tenha resposta para a questão…apenas penso no meu público e na minha audiência. A minha intenção é ultrapassar os objectivos anteriores sejam eles comerciais ou artísticos.

MIP- Iremos ouvir falar de At Freddy’s House nos próximos tempos?


Fred – SIM, com toda a certeza continuarão a ouvir novas canções debaixo do tecto At Freddy’s House.

MIP- Como define atualmente a música em Portugal?


Fred – Com altos e baixos. Essencialmente feita de muita gente e esforço, entre estúdios, palcos e rádios.

Acompanhe o projeto através do Myspace e do Facebook.



Related Article