Home   /   Sem categoria  /   Entrevista | Cristina Massena
Entrevista | Cristina Massena
Cristina Massena nasceu no Porto, onde estudou música desde os 7 anos. Apaixonada pela Expressão, tem vindo a desenvolver trabalhos numa vasta área artística, da Arquitectura às Artes Plásticas.
Encontra na música a sua genuína identidade, escrevendo e compondo canções em Português que revelam um Universo próprio construído entre imagens, palavras e sons.
“O Que Não Se Vê” é o seu primeiro álbum de originais como cantautora e é um projecto que vem desenvolvendo e amadurecendo desde 2007.
Em entrevista Cristina Massena fala-nos do seu primeiro disco.


Curiosidades:
» Um álbum: THE CRYING LIGHT – Antony and the Johnsons
» Uma música: Tom Waits –  “Waltzing Matilda”
» Um livro: José Cardoso Pires – “O anjo ancorado”
» Um filme: Ingmar Bergman – “Sonata de Outono”
» Uma citação: “Só se perdem as lutas que se abandonam” – anónimo

Made in Portugal: “É lutando que a vida insiste” – esta frase é um excerto do tema “Acorda Portugal” que conta actualmente com mais de 55 mil visualizações no youtube. E com esta frase começo por perguntar: Foi lutando e insistindo que editou o seu álbum de estreia “O Que Não Se Vê”? 
Cristina Massena: Sem dúvida, é com persistência, resistência, esperança em nós próprios, que alcançamos os nossos sonhos, para isso é só preciso acreditar em tudo isso todos os dias ao acordar!


Made in Portugal: Como define o disco?
Cristina Massena: O meu disco é um pedaço da minha história de existência, descrita por sons, palavras e imagens.

Made in Portugal: Sendo autora de todas as letras do disco pergunto: as mesmas já estavam escritas e guardadas a pensar num disco ou surgiram pouco antes de lançar o seu primeiro álbum?
Cristina Massena: Não, fui compondo e escrevendo ao mesmo tempo, e depois foi surgindo a ideia de agrupar num disco.

Made in Portugal: O tema “Acorda Portugal” está ‘espalhado’ pelo youtube e redes sociais como um grito. Foi a revolta pela situação que o País atravessa e pelo facto de estar desempregada na área da arquitectura que a fez compor este tema?
Cristina Massena: Não, tem haver com uma situação muito maior , que é o estado que várias gerações de pessoas se encontram, onde a sua sobrevivência está a ser ameaçada todos dias
que veem as suas vidas em becos sem saídas, e os seus rostos sem esperança .Força!!!!

Made in Portugal: Para além de autora das letras é ainda autora dos desenhos que acompanham a capa e livrete do disco. Esta foi uma forma de juntar duas das suas paixões: a música e a arquitectura?
Cristina Massena: Os desenhos saltam para o livrete como uma continuação dos meus cadernos, lugar onde escrevo, desenho.

Made in Portugal: O seu irmão, maestro Rui Massena, tem sido o seu conselheiro na música?
Cristina Massena: O meu irmão foi a primeira pessoa a ouvir música a música , no meu processo de composição, e que me deu muita força! É o meu conselheiro de vida!

Made in Portugal: Quais as suas influências musicais?
Cristina Massena: Sou muita eclética na audição, desde Bjork, Tom Waits, Tindersticks, Chopin, Anthony,
Fiona Apple, Miles Davis, Aretha Franklin, Pedro Osório, Fausto, Jorge Palma…tantos!

Made in Portugal: O que podemos esperar de Cristina Massena para este ano?
Cristina Massena: Muita vontade de levar este disco para o palco!!!

Made in Portugal: Como define actualmente a música em Portugal e a abordagem da mesma por parte das rádios nacionais?
Cristina Massena: Penso que a situação está melhorar, existe espaço para toda a música, mas temos o dever de defender ainda mais quem faz música em território nacional, está mais que provado a capacidade multitalentosa dos músicos portugueses reconhecida cada vez mais internacionalmente.

Acompanhe Cristina Massena em:
https://www.facebook.com/MassenaCristina
Related Article